Aplicativo monitora fornecedores para produtores rurais
Redação
10.29.2021

A Minerva Foods anunciou nesta semana que lançará um aplicativo, o SMGeo Prospec, que trará a análise de fornecedores para toda cadeia produtiva do agronegócio. Incialmente previsto para dezembro deste ano, o anúncio do novo aplicativo marca mais um compromisso com a sustentabilidade da Minerva Foods cumprido com antecedência, que possibilita a análise socioambiental para toda cadeia produtiva do agronegócio.

O novo app permite aos produtores rurais, em todo o Brasil, realizar pesquisas geoespaciais detalhadas, com acesso aos históricos e análises socioambientais das fazendas, utilizando apenas o SICAR (Sistema Nacional de Cadastro Ambiental Rural) da própria fazenda ou dados cadastrais dos proprietários e responsáveis declarados no SICAR, como arrendatários, sócios e outros. Desta forma, a Companhia passa a transferir a mais alta tecnologia, utilizada em seus sistemas de análise e monitoramento, para a palma da mão do produtor – a mesma tecnologia que garante à Minerva Foods a expertise em rastreabilidade e, sucessivamente, os melhores resultados entre os grandes players na avaliação do Ministério Público Federal, o principal e mais confiável procedimento de verificação de terceira parte da cadeia agropecuária.

As consultas poderão ser realizadas a partir da aquisição de vouchers, que permitirão o acesso aos dados detalhados de cada fazenda. Cada consulta terá a validade de 10 dias corridos e os vouchers estarão disponíveis para compra no próprio aplicativo, onde poderão ser adquiridos de maneira instantânea e totalmente online. O aplicativo compartilha das mesmas tecnologias do sistema de monitoramento utilizado pela Minerva Foods, dessa forma, a Companhia disponibiliza aos produtores a mesma base de dados que utiliza internamente para acompanhamento de seus fornecedores e mapeamento de risco para todas as compras de gado.

A base de dados mostrará a conformidade dos proprietários checando a Lista Suja do Trabalho Escravo e listas de embargos ambientais, assim como exibirá os mapas e imagens de satélite com a conformidade da propriedade, verificando as sobreposições de áreas embargadas, desmatamento, terras indígenas, unidades de conservação, territórios Quilombolas. Projetos pilotos foram realizados com pecuaristas parceiros a fim de captar feedbacks e melhorias para aprimoramento do aplicativo. Com a finalização desses testes, o app passa a ser disponibilizado na App Store e Google Play Store para download gratuito.

Fonte: Novo Rural