Eureciclo concede selo para empresa líder em exportação de carne bovina em todas as linhas do mercado nacional
Redação
11.04.2021

Certificação comprova que empresa colabora na compensação ambiental com a destinação de embalagens para cooperativas de reciclagem

Para contemplar empresas que promovem a logística reversa de suas embalagens, por meio da reciclagem de resíduos equivalentes, a Eureciclo reconhece as marcas com um selo que leva o mesmo nome. É o caso da Minerva Foods, a primeira empresa do setor de carnes a receber a certificação para todas as suas linhas comercializadas no mercado nacional.

A conquista evidencia o trabalho da Minerva Foods com foco na compensação ambiental e mostra que a empresa destina recursos para cooperativas e operadores de reciclagem, retirando os insumos utilizados para produção de embalagens, como plástico e papel, do meio ambiente. Com a nova certificação, os produtos de todas as linhas da Minerva Foods comercializados no mercado nacional exibirão o novo selo em suas respectivas embalagens.

Mais do que um selo, a eureciclo é uma plataforma capaz de rastrear e armazenar dados, para certificar as empresas que destinam recursos para o desenvolvimento e operação das cooperativas e operadores de reciclagem. Anualmente, a Minerva Foods destina aproximadamente 1.500 toneladas de embalagens pós-consumo para estes agentes da reciclagem.

O novo selo atesta ainda o cumprimento da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), que prevê a destinação correta de pelo menos 22% da massa de resíduos inserida no mercado por fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes. Nos últimos anos, a empresa já compensou mais de 3.580 toneladas de embalagens pós-consumo.

“A prática de logística reversa está alinhada à nossa estratégia de sustentabilidade, contribuindo com a conservação do planeta. Dessa forma, temos promovido proativamente, a retirada de materiais utilizados nas embalagens de nossos produtos a nível nacional. A conquista reflete o nosso compromisso com a sustentabilidade na cadeia de valor da produção de alimentos”, destaca Silvio Shinji Irizawa, diretor industrial da Minerva Foods.

“Ao direcionar para reciclagem resíduos equivalentes aos seus, em peso e material, a Minerva ajuda a incentivar a cadeia e os profissionais de reciclagem, pois remunera diretamente as cooperativas e os operadores de coleta e triagem pelo serviço ambiental. É um modelo que ajuda a equilibrar os impactos dos resíduos sólidos na natureza e a elevar as taxas de reciclagem brasileiras, o que é cada vez mais importante para o futuro do planeta”, explica Marcos Matos, diretor de marketing e vendas da eureciclo.

Fonte: Dia Mais Sustentável