Inteligência Artificial chega aos frigoríficos com a Minerva
Redação
07.02.22

Pelo visto, a Inteligência Artificial (IA) encontrou espaço até dentro dos frigoríficos. A Minerva Foods (BEEF3), empresa líder na exportação de carne bovina na América do Sul, implantou uma tecnologia que ajuda na classificação das carcaças que passam por suas unidades de produção.

A tecnologia utiliza imagens captadas por câmeras especiais instaladas nas unidades produtivas da empresa. Os registros ajudam na agilidade e precisão, em tempo real, dos cortes das carcaças trabalhadas. Com o novo recurso, a companhia pôde melhorar sua padronização na tipificação das carnes, e a precisão dos seus dados de produção.

Um dos maiores desafios no desenvolvimento da nova ferramenta foi a calibragem do sistema de avaliação das imagens. De acordo com dados divulgados pela empresa, cerca de 30 mil imagens foram classificadas manualmente durante esse processo.

Após o “treinamento” da IA, a média de tempo na classificação das imagens é de cerca de 0,8 segundo. “O investimento em inteligência artificial é parte do nosso olhar estratégico sobre como a inovação aumenta a produtividade ao mesmo tempo resulta em produtos com qualidade superior”, declarou Silvio Irizawa, diretor industrial da Minerva Foods.

A implementação do sistema automatizado, é parte dos esforços da exportadora de carnes para melhoria de suas operações industriais. Para Irizawa, a nova tecnologia vem acompanhada de avanços na qualificação dos fornecedores até mesmo nas entregas dos produtos da empresa.

Fonte: Money Times