Minerva Biodiesel é certificada para o RenovaBio e adere à política nacional de descarbonização
MMDA
05.17.2021

Motivo de orgulho e mais um gesto concreto do nosso compromisso com a sustentabilidade, a nossa unidade de negócios Minerva Biodiesel está certificada e habilitada para participar do RenovaBio. Com a certificação, aderimos a política nacional de descarbonização e nos juntamos há um forte movimento de redução de emissões de Gases do Efeito Estufa (GEE), conforme o compromisso assumido pelo Brasil na Conferência de Paris, em 2015.

A habilitação para o RenovaBio é mais um reconhecimento que recebemos pela busca em sermos referência no mercado com práticas sustentáveis, tendo uma operação limpa, que cuida do meio ambiente, que visa benefícios sociais ao fortalecer a cadeia produtiva.

Ocupamos a 36ª posição no ranking das 50 usinas de biodiesel autorizadas, pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis, a produzirem no mercado brasileiro. A nossa nota de Eficiência Energético-Ambiental (NEEA) é de 77,1 gCO2eq/MJ, considerada muito positiva e que permite emitirmos um Crédito de Descarbonização (CBio) para cada 391,1 litros de biodiesel fabricados. Podemos considerar que cerca de 53,4% da nossa produção efetiva poderá emitir títulos de descarbonização.

“Estamos muito orgulhosos dessa conquista. É mais um grande passo em direção às tendências dos mercados mais exigentes, de um modelo de negócio sustentável, com mecanismos de desenvolvimento limpo, focado no equilíbrio, no bem-estar econômico e sócioambiental. Participando do RenovaBio, teremos ainda mais capacidade de gerar benefícios econômicos, atrair investidores, ter um acesso mais dinâmico e competitivo, junto ao sistema financeiro”, explica o Diretor da Minerva Biodiesel, Marcelo Alcântara de Queiroz.

O RenovaBio é um programa do Governo Federal, lançado pelo Ministério de Minas e Energia, em dezembro de 2016, cujo objetivo é expandir a produção de biocombustíveis no Brasil, baseada na previsibilidade, na sustentabilidade ambiental, econômica e social, e compatível com o crescimento do mercado.