Minerva Foods sobe duas posições no Ranking BBFAW 2020
Bruno Mendes
03.31.2021

Portal DBO – 30/03/2021

O BBFAW 2020 analisou a gestão do bem-estar animal de 150 das maiores empresas de alimentos do mundo, em 23 países

A Minerva Foods, uma das maiores empresas na produção e comercialização de carne in natura, subiu de posição e atingiu o nível 3 no ranking The Business Benchmark on Farm Animal Welfare(BBFAW) 2020, que traz uma avaliação global sobre o status das empresas no campo das boas práticas de bem-estar animal.

O ranking avaliou as ações de todas as unidades da Minerva Foods no Brasil e das unidades de sua subsidiária, Athena Foods, nos demais países da América Latina. A análise constatou a maturidade e a efetividade da Companhia em disseminar as melhores práticas para todas as operações.

No último ano, a Minerva Foods monitorou 42 indicadores, 17 a mais que em 2019, além de ter treinado mais de 460 colaboradores que lidam diretamente com animais, e mais de 1.150 terceiros. A Companhia investiu em ações voltadas ao bem-estar animal, como melhorias em infraestrutura com pisos antiderrapantes e sombreamento de currais; modernização de ferramentas de gestão, como o uso de big data e criação de sistemas específicos de controle (aplicativos, softwares, etc). A estrutura da Companhia também inclui câmeras em pontos estratégicos para acompanhamento do manejo de animais nas oito operações da Minerva Foods no Brasil.

Em 2020, todas as plantas Minerva Foods no Brasil receberam pontuações de destaque nas auditorias de bem-estar animal (mais de 99% de conformidades), confirmando a excelência na área. As plantas de Araguaína (TO), Barretos (SP), Janaúba (MG) e Palmeiras de Goiás (GO), localizadas no Brasil, e todas as unidades do Paraguai e Uruguai possuem certificações orgânicas que também atestam critérios referentes ao nível de bem-estar dos animais em fornecedores e unidades industriais.

O trabalho foi intensificado a partir da estruturação da nova área de governança de Bem-estar Animal, regida por uma nova política e composta por um comitê técnico multidisciplinar que envolve profissionais das áreas de Sustentabilidade, Compra de Gado, Transporte de bovinos, Qualidade e Comunicação, como forma de avançar em uma gestão cada vez mais sustentável.

” Temos trabalhado em prol de um futuro mais sustentável, com o propósito, distribuir alimentos saudáveis, seguros e éticos. O resultado no Ranking evidencia nosso comprometimento com o bem-estar animal”, destaca Taciano Custódio, diretor de Sustentabilidade da Minerva Foods.

O BBFAW 2020 analisou a gestão do bem-estar animal de 150 das maiores empresas de alimentos do mundo, em 23 países, por meio de 37 critérios objetivos, classificados em diferentes níveis. O ranking analisa as informações públicas disponíveis sobre as empresas, como os relatórios anuais de sustentabilidade e outros conteúdos, como entrevistas publicadas em veículos de comunicação. A partir disso, o BBFAW desenvolveu uma metodologia, com cruzamento de todos os dados, avaliados e categorizados segundo quatro pilares: compromisso e política de gerenciamento, governança e gerenciamento de indicadores, liderança e inovação, e relatórios e impacto de desempenho. Fonte: Ascom.