Minerva Foods tem novo Relatório de Sustentabilidade
admin
09.15.2016

Nova edição traz resultados de 2015 e reitera o compromisso da companhia com a sustentabilidade e com a transparência em todas as suas iniciativas

A Minerva Foods anuncia o lançamento da quarta edição do seu Relatório de Sustentabilidade, com publicação dos resultados das suas iniciativas no período de 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2015, disponível para download no site da companhia: www.minervafoods.com. A empresa, uma das líderes na América do Sul na produção e comercialização de carne in natura, gado vivo e seus derivados, e segunda maior exportadora brasileira do setor em receita bruta, traz neste conteúdo um panorama completo da sua atuação sob os aspectos de desempenhos econômico, social, ambiental e de governança corporativa.

Os resultados da empresa são descritos com base nas diretrizes da Global Reporting Initiative (GRI) e recomendações da Associação Brasileira das Companhias Abertas (Abrasca), com auditoria a cargo da BDO RCS Auditores Independentes. E, entre os conteúdos abordados, destaque para a descrição das atividades da Minerva Foods, gestão estratégica, governança corporativa, desempenho dos negócios, relacionamentos e sistema de gestão integrado.

Entre as novidades, a edição traz um assunto novo: relações institucionais. Esta área leva em consideração o engajamento realizado ao longo do ano com os públicos de relacionamento da companhia, tanto por meio dos canais de comunicação direta quanto por seus eventos e programas, como Minerva Day, Falando de Pecuária, @+Lucrativa e o Stakeholder Engagement Plan (SEP).

Sobre 2015, o presidente da Minerva, Fernando Galletti de Queiroz, destaca que a companhia demonstrou grande capacidade de prever e entender os mercados em que atua. Para isso, ele ressalta que a empresa investiu na capacitação e promoção da segurança dos colaboradores e manteve o direcionamento de todas as suas atividades em três pilares centrais: disciplina, consistência e foco.

Queiroz pontua ainda que a estratégia de diversificação geográfica na produção e distribuição na América do Sul, com foco na abertura e crescimento em novos mercados, permite a empresa realizar negócios em âmbito global e minimiza a dependência interna em períodos de maior volatilidade e desaceleração da economia. “Nossa estratégia se confirmou acertada ao obtermos excelentes resultados, como crescimento em receita líquida, que ficou 36,3% acima do ano anterior, e Retorno sobre o Capital Investido (ROIC) com patamar histórico de 25%, mantendo a Minerva como referência em seu setor”, informa o executivo.

Outros pontos altos da Minerva em 2015, segundo Queiroz, são a aquisição de um frigorífico na Colômbia e o arrendamento de mais uma unidade no Paraguai, o aumento da originação de outros produtos, além de carne bovina, e a intensificação do trabalho junto aos pequeno e médio varejos e ao food service, segmentos considerados mais resilientes em momentos de crise. O executivo lembra ainda o anúncio do acordo de investimentos com a SALIC, controlada pelo fundo soberano da Arábia Saudita, uma medida que resultou no aumento de capital privado em 2016 e que representa o início de uma parceria estratégica no Oriente Médio, uma região com alto potencial de demanda.

No que diz respeito aos colaboradores, o departamento de recursos humanos adquiriu status mais estratégico, acompanhado pelo desenvolvimento de um modelo de gestão por competências. Além disso, houve avanço na autonomia concedida aos gestores por meio da adoção de modelo matricial, que resultou na descentralização dos processos decisórios e maior agilidade e eficiência nas respostas às demandas de um mercado cada vez mais volátil. “As ações da Minerva, somadas ao comprometimento dos colaboradores, cujas contribuições permitiram a construção de uma trajetória de crescimento sustentável, asseguram à companhia o preparo para fazes frente às novas demandas mundiais”, reitera Queiroz. 

Matéria na Dinheiro Rural.