Na Semana do Meio Ambiente, professor Mateus Paranhos destaca a importância de um bem-estar para todos
MMDA
06.14.2021

Na última semana, pudemos acompanhar a palestra “Um bem-estar: um conceito e sua aplicação”, como parte da programação da Semana do Meio Ambiente. Na ocasião, o convidado foi o professor da Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias da UNESP de Jaboticabal (SP), Mateus Paranhos da Costa, nomeado quatro vezes pela Revista Dinheiro Rural como uma das 100 pessoas mais influentes do agronegócio brasileiro.

A abertura foi realizada pelo nosso Diretor de Sustentabilidade da Minerva Foods, Taciano Custódio, que destacou as ações que a Companhia tem tomado em compromisso com a sustentabilidade.

“Lançamos em abril deste ano o compromisso Minerva Foods com a sustentabilidade, que inclui metas arrojadas para combater as mudanças do clima, proteger os ecossistemas e a biodiversidade por meio da estratégia de emissores de gases de efeito estufa e o monitoramento da nossa compra de gado” explicou Taciano.

Durante a palestra, o professor Mateus Paranhos introduziu o conceito de “Um bem-estar”, derivado do termo em inglês One Welfare, que reconhece as conexões entre o bem-estar animal, o bem-estar humano e seu meio ambiente físico e social.

“Esse conceito permite adotar práticas que favoreçam a redução do sofrimento humano, para garantir segurança alimentar a todos e melhorar a produtividade no setor agropecuário. Nós estamos falando de atuar para a redução da pobreza e apoiar as comunidades locais, assim como a redução de abusos com animais e com os humanos no trabalho”, destacou.

O professor explicou como toda a cadeia de produção se beneficia, na medida que todos zelam pelo bem-estar dos animais. Os resultados são refletidos em um aumento da biodiversidade, otimização do trabalho e consequentemente uma saúde física e psicológica dos seres humanos e animais.

Por fim, Paranhos enfatizou que os problemas de bem-estar animal também estão diretamente relacionados com o tripé da sustentabilidade e colocam o ambiente natural, a vitalidade econômica e as comunidades saudáveis em risco, caso não praticado da forma correta.

Durante o evento, a nossa Coordenadora de Bem-estar Animal, Tâmara Borges, conduziu as perguntas para o professor e gerou um debate sobre a relação entre seres humanos e animais na cadeia produtiva.

“Aqui, na Minerva Foods, durante a implementação da cultura de bem-estar animal nós já envolvemos o bem-estar humano. Não tem como desvencilhar um do outro”, reforçou Tâmara.

A palestra foi disponibilizada, na integra, para todos os colaboradores da Companhia.