PEC: há 3 anos impulsionando a pecuária nacional!
Bela Magrela
17.05.21

Nos últimos anos, a produção de carne bovina no Brasil vem passando por significativas transformações.

Com o aparecimento de novos nichos e tendências de mercado, a procura por carnes de qualidade superior continua crescendo – evidenciando a necessidade de aplicação de estratégias de produção diferenciadas, com foco na eficiência produtiva dos animais e obtenção de um produto de alto padrão, com qualidade superior e maior valor de mercado.

Por meio da integração de vários elos da cadeia produtiva de carne bovina, o PEC – Programa de Eficiência de Carcaça dissemina as boas práticas para uma produção eficiente, agregando mais valor à matéria-prima pecuária, otimizando ganhos do produtor de forma contínua e sustentável e promovendo o reconhecimento e valorização dos produtores participantes.

Mas, na prática, como funciona o PEC?

Fruto de uma iniciativa da Minerva Foods, Phibro Animal Health e Biogenésis Bagó, o programa tem como objetivo principal orientar e dar suporte aos pecuaristas que estejam dispostos a aceitar o desafio de produzir, hoje, o bovino do futuro.

As empresas parceiras alocam sua estrutura técnica e comercial em todos os estados participantes do programa, com o objetivo de motivar e atrair cada vez mais pecuaristas. São centenas de veterinários e zootecnistas a campo, mostrando aos produtores que, com orientação adequada, é possível elevar o patamar de eficiência produtiva da fazenda, independentemente do tamanho da produção ou da propriedade!

As carcaças destinadas ao programa são avaliadas dentro dos seguintes critérios:

  • Uniformidade do lote;
  • Padronização do peso das carcaças;
  • Acabamento adequado;
  • Menor idade ao abate;
  • pH adequado da carne.

A inscrição para o programa é gratuita e aberta a todos os pecuaristas dos estados participantes que abatam nas unidades Minerva Foods de:

  • Araguaína-TO.
  • Janaúba – MG.
  • José Bonifácio-SP.
  • Mirassol D´Oeste-MT.
  • Palmeiras de Goiás-GO.

Um programa que promove o fortalecimento e desenvolvimento da pecuária nacional

 A primeira edição do PEC aconteceu em 2019, com participação aberta para pecuaristas de duas unidades abatedoras (Araguaína – TO e Palmeiras de Goiás – GO). O objetivo inicial foi atrair 100 pecuaristas, entretanto, contabilizamos 285 pecuaristas participantes e 99.696 animais foram abatidos durante o programa.

Na edição passada, em 2020, com o programa mais amadurecido e com a entrada de duas novas unidades de abate (José Bonifácio – SP e Mirassol D´Oeste – MT), eram esperados 500 pecuaristas, entretanto, 728 produtores se inscreveram e o número de cabeças abatidas subiu para 237.684, ou seja, mais que o dobro de abates registrados na edição anterior, em 2019. Confira o vídeo de encerramento do programa e os resultados alcançados pelos pecuaristas que participaram do PEC em 2020!

Como participar do PEC?

Se você pertence à alguma praça habilitada para participar da 3ª edição do PEC, o primeiro passo é fazer a sua inscrição pelo site.

Após a inscrição, as propriedades são avaliadas em seu estágio atual e o programa segue com a multiplicação de conhecimentos técnicos, objetivando assim a melhoria dos indicadores de produção e o acompanhamento e orientação aos pecuaristas para as tomadas de decisão.

O momento certo para elevar o patamar de eficiência produtiva da sua produção e a lucratividade do seu negócio é agora. Não deixe essa oportunidade passar!

Faça parte da elite da pecuária de corte da nacional.

 

Inscreva-se no PEC!