Rastreabilidade animal e a importância para o sucesso do seu negócio!
Bela Magrela
11.05.22

A demanda global por processos produtivos baseados na responsabilidade socioambiental e que operem com transparência é crescente.

Nesse contexto, a rastreabilidade é uma pauta que cada vez ganha mais espaço, associada a tecnologias e programas que priorizem o desenvolvimento sustentável e garantam a origem do produto ao consumidor.

A gestão eficiente é uma maneira de ser produtivo e sustentável ao mesmo tempo. Sistemas que possuem seus processos rastreáveis se tornam mais eficientes, uma vez que se nota:

  • Uma atividade orientada para a prevenção: com a garantia de conhecimento da origem e procedência do rebanho, fica assegurado que foram estabelecidos adequadamente os protocolos reprodutivos, sanitários e nutricionais ao longo da vida dos animais;
  • Melhoria no diagnóstico de problemas: com conhecimento quanto à origem de seus animais e insumos, se torna mais fácil localizar e solucionar os gargalos da sua produção;
  • Promoção da confiança: ao entregar um produto com garantia de origem ao consumidor que busca cada vez mais saber da procedência do que consome.

 

Sitemas de rastreabilidade obrigatórios

 

Na cadeia da carne bovina, ao passo que ela ganha notoriedade em qualidade de produção e relevância econômica, aumentam também as exigências relacionadas à sustentabilidade.

São crescentes os negócios de comercialização do gado que passam por monitoramentos socioambientais e  adoção de exigências pelos compradores nesse sentido. Assim, a verificação da origem desses animais é fundamental.

Hoje, exitem vários sistemas de rastreabilidade e monitoramento desenvolvidos, tanto no âmbito público como privado, que visam o atendimento dessas exigências por parte da cadeia produtiva.

Os aspectos de conformidade de origem podem ser comprovados por meio de documentos de obrigatoriedade a todo produtor rural, como o Cadastro Ambiental Rural (CAR) e a Guia de Trânsito Animal (GTA).

O Cadastro Ambiental Rural (CAR) trata-se de um registro obrigatório dos imóveis e posses rurais, sendo o primeiro passo para obtenção de regularidade ambiental, que visa o monitoramento, planejamento ambiental e combate ao desmatamento.

A Guia de Trânsito Animal (GTA) é de emissão obrigatória para o acompanhamento da movimentação de animais pelo território nacional e contém informações relevantes sobre a rastreabilidade do bovino, como origem, destino, finalidade de movimentação e vacinações.

 

Sistemas de rastreabilidade não-obrigatórios

 

Visando o atendimento das exigências de garantia de procedência, sistemas de não-obrigatoriedade, como o Sistema Brasileiro de Identificação e Certificação de Bovinos e Bubalinos (SISBOV) ou outros de iniciativa privada, como o SMGeo Prospec, também têm sido muito relevantes nas práticas produtivas nos últimos anos.

O Sistema Brasileiro de Identificação e Certificação de Bovinos e Bubalinos (SISBOV) é um sistema de identificação individual de bovinos e bubalinos em propriedades rurais com finalidade de produção de carne que estabelece a origem e segurança alimentar do produto.

 

Tecnologia de rastreabilidade na palma da sua mão!

 

Uma das maiores preocupações do produtor está relacionada ao local de originação da matéria-prima e ao uso de áreas em conformidade com o Código Florestal vigente.

O SMGeo Prospec, aplicativo disponibilizado pela Minerva Foods aos produtores parceiros, permite a realização de buscas geoespaciais detalhadas das fazendas, através do Sistema Nacional de Cadastro Ambiental Rural (Sicar) ou dados dos responsáveis declarados no Sicar, sendo possível ter acesso a históricos e análises socioambientais das propriedades.

Através das informações, o produtor rural pode verificar a presença de sobreposições com áreas embargadas, desmatamento, terras indígenas, unidades de conservação e territórios quilombolas, obtendo maior controle sobre a origem dos animais.

Trata-se de uma ferramenta de extrema importância para a tomada de decisão, diminuindo riscos e aumentando a eficiência nas propriedades.

Assim, a adoção do sistema na produção vem com a perspectiva de garantia de um produto de procedência legalizada, assegurando que todos os fornecedores estejam de acordo com rigorosos critérios socioambientais.

Baixe o aplicativo agora mesmo na Google Play ou na Apple Store! Entre em contato através do e-mail: prospec@minervafoods.com