3 cuidados para garantir um churrasco saudável

3 cuidados para garantir um churrasco saudável

Compartilhe

Share

Comparta

Um churrasco digno de elogios tem carne de boa qualidade, como os cortes da nossa linha Grill, um churrasqueiro ou churrasqueira que sabe o que faz, e um fogo bem feito. Mas para garantir um churrasco saudável, também são necessários alguns cuidados com a higiene que muitas vezes passam despercebidos.

Para nós, o churrasco é uma instituição que envolve muito mais que simplesmente comer carne. Por isso, acreditamos que a higiene para o assado também é importante e queremos compartilhar com vocês essas dicas.

1. A água e o sabão são grandes parceiros para a sua saúde

Antes de fazer qualquer coisa, lave com afinco as suas mãos, braços e cotovelos. E antes de enxaguar, lave a torneira para não se sujar novamente ao ligá-la ou desligá-la – ou peça a uma companhia para fazer isso.

Você também deve lavar bem todos os utensílios que serão utilizados no churrasco: espetos, grelhas, facas, e garfos. Além disso, após começar o churrasco, você também deve lavar qualquer utensílio antes de usá-lo em processos diferentes – por exemplo, se você utilizou uma faca para cortar uma carne crua, não deve utilizá-la para fatiar uma carne assada ou uma cebola sem lavá-la primeiro.

2. Cuide bem da refrigeração dos alimentos

Todos os alimentos, incluindo e especialmente as carnes, devem ser mantidos na geladeira até o momento de serem levados ao fogo. Carnes à vácuo, por exemplo, devem ser retiradas apenas alguns momentos antes para serem oxigenadas, conforme explicamos neste outro post.

Também é importante que a geladeira esteja limpa e organizada:  mantenha as carnes em recipientes fundos, assim, qualquer líquido que escorrer não irá danificar outros alimentos; não empilhe ou amasse carne resfriada, pois isso pode danificá-la; não deixe o refrigerador superlotado porque isso dificulta a refrigeração e pode atrapalhar a conservação da comida.

3. Fique atento aos detalhes na higiene

Quem assa a carne sempre sofre um pouco com o calor, por isso, cuide para não ficar todo suado ou suada no rosto, mãos ou braços – separe uma toalinha para se secar. Outra dica é usar uma lixeira com pedal para que não você não corra o risco de botar as mãos na tampa e acabar contaminando os alimentos depois, algo que pode acontecer automaticamente sem você se dar conta.

E procure utensílios de plástico ou de aço inoxidável, pois além de serem mais resistentes, é mais fácil limpá-los corretamente. Inclusive, evite usar tábuas ou martelos de carne de madeira, já que ela é porosa, absorve líquidos muito rápido e acaba sendo mais difícil de limpar.

Comentários