3 erros na cozinha que você pode evitar

3 erros na cozinha que você pode evitar

Compartilhe

Share

Comparta

É impossível não cometer alguns erros na cozinha independentemente de você ser um cozinheiro experiente ou iniciante. Pressa, estresse, preguiça ou até mesmo o hábito podem causar esses erros, mas nós sempre podemos tentar aprender para minimizá-los.

A gente listou três erros que muitas pessoas cometem e que podem ser facilmente evitados. Veja abaixo!

1. Não ler a receita até o final antes de começar a cozinhar

Você encontrou uma receita tão incrível que nem termina de ler até o fim para começar. Ou acha que já entendeu tudo no primeiro parágrafo, pois tem muitos anos de experiência, e não precisa ler tudo. Ou simplesmente ficou com preguiça de ler até o fim e pretende dar uma espiada nela durante o processo. 

Um erro crasso.

Muitas receitas, boa parte delas, inclusive, não dão os passos em uma ordem estruturada, um atrás do outro. Afinal, faz parte do ato de cozinhar alguma bagunça, certo? Ingredientes, por exemplo, são frequentemente citados apenas quando serão usados e podem precisar de pré-preparo que você teria feito se tivesse lido toda a receita antes de começar.

Assim, antes de fatiar, cozinhar, assar ou fazer qualquer coisa, leia a receita até o fim para que você entenda todo o processo e saiba tudo o que será necessário fazer. 

2. Cozinhar em um espaço sujo e bagunçado

Não é por acaso que vemos chefs profissionais com cozinhas bem limpas e organizadas. Trabalhar em um espaço sujo e bagunçado não apenas dá mais trabalho e é menos eficiente, mas gera riscos desnecessários de contaminação dos alimentos.

Preparar os alimentos, colocá-los em recipientes quando você precisa reservá-los, ter uma lixeira próxima ao local de onde você irá descascar, cortar ou fatiar para descartar tudo o que for necessário e ir limpando enquanto você cozinha são todas coisas que ajudam e muito a ganhar tempo e a garantir a higiene. 

3. Não deixar a carne descansar após cozinhá-la

Não importa se você usou a churrasqueira, o forno, a panela ou a frigideira para cozinhar a carne, é um erro não deixá-la descansar por alguns minutos antes de fatiá-la ou cravar o garfo e comê-la. É claro que compreendemos que a fome ou a ansiedade para provar o prato são os fatores que levam a isso, mas cozinhar também é um ato de paciência em muitas ocasiões.

O grande problema de cortar a carne no momento que ela está pronta é que você perderá boa parte dos sucos que a tornam deliciosa e suculenta. Deixá-la descansar alguns minutos antes de levá-la ao prato dará tempo para que todos esses sucos se reassentem no interior da carne, garantindo uma refeição muito mais gostosa.

Se você tem medo de que ela esfrie enquanto espera, basta cobri-la com um pedaço de papel alumínio para garantir que a temperatura mantenha-se adequada. 

Esses são alguns erros que são facilmente evitados com um pouco de paciência, organização e atenção. Você tem alguma dica para compartilhar conosco? 

Comentários