5 dicas para dar mais sabor a vegetais assados

5 dicas para dar mais sabor a vegetais assados

Compartilhe

Share

Comparta

Vegetais assados como abobrinha, pimentão, batatas e até tomates (que tecnicamente é uma fruta, mas você entende, claro) são ótimos acompanhamentos para carnes de gado, como uma picanha de forno, um contra filé com molho barbecue, ou um filé mignon na manteiga.

Em geral, o procedimento é temperá-los com azeite de oliva, sal e pimenta, o que é um ótimo começo. Mas para dar um toque a mais aos seus vegetais assados no forno, sempre podemos incrementar o tempero.

É possível dar mais sabor aos vegetais assados com ingredientes antes ou após assá-los. A escolha é sua, mas confiram as nossas dicas:

1. Dê um toque cítrico aos vegetais

Sucos cítricos são excelentes para dar ainda mais brilho ao sabor de tostado de vegetais assados, bastando usar as raspas e o suco de limão, lima ou laranja. Entretanto, para utilizar todo o potencial de uma fruta cítrica, só tempere após assar os vegetais, não antes de levá-los ao forno.

2. Use azeites de oliva e óleos aromatizados

Já é clássico temperar os vegetais com sal, pimenta e azeite de oliva. Mas você pode procurar por azeites de oliva aromatizados para dar um toque diferente aos seus vegetais assados, como alho, castanha ou óleo de coco.

Para experimentar, você pode adicionar algumas gotas desses azeites e óleos diferenciados antes de servir os vegetais.

3. Caramelize os vegetais

Se você adicionar alguma cobertura doce como mel aos vegetais antes de levá-los ao forno, o açúcar irá caramelizar, dando um sabor e brilho incríveis ao retirar do forno. Para essa dica, o ideal é usar vegetais com sabores de terra, como nabos, couve de bruxelas, ou batata doce.

4. Asse os vegetais com bacon

É, essa é fácil, né? O bacon ficou famoso pela internet e todos sabemos o porquê. Pique o bacon e asse junto com os vegetais, pois a gordura do bacon ajudará no processo, além de dar um sabor defumado e salgado à comida.

5. Regue os vegetais com molhos para salada

Se você já temperou saladas com molhos especiais, sabe como elas ficam muito mais apetitosas. Se ainda não o fez, teste o quanto antes. E esses molhos também são ótimos para temperar vegetais assados, especialmente quando eles ainda estão quentes e conseguem absorver o sabor extra do tempero.

Comentários