5 erros que você pode evitar no seu churrasco

5 erros que você pode evitar no seu churrasco

Compartilhe

Share

Comparta

É difícil encontrar alguém que não gosta de churrasco, mas fazer um churrasco perfeito também não é uma tarefa simples. Seja você um assador iniciante ou experiente, sempre há tempo para aprender mais e evitar alguns equívocos.

1. Cuidado ao salgar a carne

É importante não exagerar no sal, pois ele deve apenas potencializar o sabor da carne, não apagá-lo completamente. Assim, para cortes maiores e grossos, use o sal grosso, mas para cortes menores, tente usar sal grosso moído – se você não encontrar esse sal grosso moído no mercado, você pode moer o sal grosso tradicional no liquidificador.

Outra dica para não salgar demais a carne: coloque um punhado de sal em um prato, acomode a carne sobre ele e jogue outro punhado sobre ela. Deixe-a próxima ao calor da churrasqueira por cerca de 5 minutos e antes de levá-la ao fogo, retire o excesso de sal com as mãos.

2. Não use cortes grandes se você quer a carne bem passada

Um erro comum em churrasco é utilizar cortes de grande espessura e tentar assá-los até ficarem bem passados. Naturalmente, a carne bem passada já é um pouco mais dura e seca que a carne mal passada, mas isso fica mais evidente em cortes grandes que acabam até mesmo queimados.

Assim, para ter uma carne bem passada, procure cortes menores como a fraldinha ou faça bifes de espessura menor para grelhar.

3. Churrasqueira não é lixeira

O fogo é seu amigo, portanto, trate-o bem. Evite jogar palitos, papéis, bitucas de cigarro e outros na churrasqueira, pois ao queimar, todo esse lixo pode deixar um gosto ruim na carne.

4. Não fique cutucando ou mexendo na carne 

Evite virar a carne a todo momento. Na verdade, o ideal é virá-la apenas uma vez quando o sangue começar a parte superior do corte.

Nesse momento, vire a carne usando um pegador para não furá-la e perder suculência.

5. Onde grelhar e onde assar

Se você quer grelhar a carne, como bifes de chorizo ou cortes de menor espessura, deve colocar a grelha há cerca de 15 cm da brasa quente. Se a grelha ficar distante da brasa, a carne irá cozinhar.

Para assar, deixe a grelha ou espeto há cerca de 40 cm da brasa para pedaços médios de carne e 60 cm de distância da brasa para cortes grandes, assim, a carne irá assar sem queimar.

Comentários