8 Hábitos Inteligentes para ir ao Mercado

Compartilhe

Para comprar melhor e economizar, é importante desenvolver hábitos inteligentes ao fazer compras no mercado. É claro que você não irá seguir tudo sempre à risca, mas é importante ter esses princípios em mente para que algumas atitudes espertas tornem-se cada vez mais naturais para você. 

1. Preste atenção ao que está em oferta

Quase todos mercados possuem ofertas especiais que te ajudam não apenas a economizar, mas também a aproveitar produtos da estação e a expandir os seus horizontes para novos sabores.

2. Não vá ao mercado com cansaço ou fome

Esse é um hábito difícil de seguir com nossas agendas turbulentas, mas é um hábito que vale a pena manter. Ao ir ao mercado com cansaço ou fome, você fará muitas compras por impulso ou não irá procurar a melhor oferta, deixando de economizar e conhecer novos produtos.

3. Procure os “Dias de” no mercado para economizar

Muitos mercados têm “dias de carne”, “dias de verduras”, “dias de frutas” e por aí em diante. Apesar do esforço extra de ir ao mercado mais de uma vez na semana, você poderá encontrar produtos melhores e em promoção nesses dias.

4. Compare preços entre produtos e mercados

Essa dica não é nova, mas é sempre bom lembrar que você pode economizar muito ao comparar preços entre mercados, quando poderá encontrar valores muito diferentes para o mesmo produto. Assim, sempre anote o preço dos produtos que comprar ou confira no site ou folheto do mercado antes de sair de casa.

E quando já estiver no mercado, compare os preços das marcas de um mesmo produto. Veja o preço por quilo ou litro para economizar mais caso os produtos tenham a mesma qualidade.

5. Converse com outras pessoas e pegue dicas

Habituar-se a conversar com outras pessoas sobre as suas idas ao mercado é ótimo para acabar com vícios de compras ou aprender truques, especialmente se você ainda não tem muita experiência ao fazer o rancho para sua casa.

6. Descubra quando vale a pena comprar produtos genéricos e quando não vale

De vez em quando, vale a pena comprar produtos que não possuem marcas conhecidas, especialmente para aquilo que é usado no dia a dia. Por outro lado, é preciso aprender quando vale a pena gastar um pouquinho a mais e comprar um produto de marca específica, mas que irá garantir muito mais qualidade.

7. Não seja enganado por promoções

É preciso estar atento às promoções para economizar, mas isso não significa que você sempre deve comprar os produtos que estão em promoção. Se você não precisa de algo, não vale a pena comprar só porque o preço está diferenciado.

8. Crie táticas e regras para economizar ao ir comprar com cansaço ou fome

Sim, nós sabemos que é difícil conciliar a agenda do dia a dia com a ida ao mercado para não ir com cansaço ou com fome, por isso, você pode criar algumas táticas ou regras para não sair do orçamento e ficar no vermelho. Por exemplo, você pode carregar uma cestinha ao invés de um carrinho, obrigar-se a levar apenas um item supérfulo, definir um limite de gasto a seguir ou de tempo de permanência comprando. 

Essas são as nossas dicas para criar hábitos inteligentes ao fazer as suas compras. Tem alguma dica também? Compartilhe conosco!

Comentários