Aprenda a fazer contrafilé marinado e grelhado na brasa

Compartilhe

Share

Comparta

Para essa receita, é preciso ingredientes de qualidade: um pedaço de contrafilé macio e de boa procedência como esse da linha Grill, ervas frescas e um vinho tinto seco ou vinagre tinto de boa qualidade.

Se você for usar vinho para a marinada, siga sempre essa regra: se não é bom para beber, não é bom para a marinada, afinal, o líquido irá penetrar na carne e você irá consumi-lo depois ao comer.

Para fazer a marinada que irá temperar a carne, você precisa de elementos aromáticos (ervas e especiarias), legumes, e um líquido ácido (vinhos, vinagres ou limão).

Você pode fazer a combinação que desejar de acordo com as suas preferências, mas recomendamos vinho branco para carnes brancas, vinho e vinagre tinto para carnes vermelhas, e limão para a carne suína, sendo que o vinho sempre deve ser seco, senão a carne acabará ficando doce.

Outra dica é usar sacos especiais para marinada que você encontra em qualquer supermercado, pois eles permitem que o líquido e os temperos entrem em contato com toda a superfície da carne. Entretanto, se você for usar algum recipiente, evite plásticos e alumínios porque eles podem reagir com o líquido e interferem no sabor e aroma da comida, dando preferências a recipientes com tampa de vidro, aço inoxidável, cerâmica ou louça.

Para o nosso contrafilé marinado e grelhado na brasa, nós vamos precisar dos seguintes ingredientes: 

  • 4 bifes de contrafilé com cerca de 2 a 3 dedos de altura
  • Meia xícara (120 ml) de molho inglês
  • Meia xícara (120 ml) de azeite extravirgem
  • 10 dentes de alho picados
  • 1 colher de sopa de vinagre de vinho tinto
  • Meia colher de chá de manjericão seco
  • Meia colher de chá de ervas finas secas

Nós não vamos usar sal agora, pois preferimos salgar um pouco antes de colocar a carne na grelha, evitando correr o risco dela ficar muito salgada. Quanto às ervas finais, em geral, é uma mistura de diversas ervas de acordo com a sua preferência: salsa, orégano, manjerona, alecrim, tomilho, sálvia, estragão, coentro, louro e cebolinha, basta escolher aquelas que você preferir e fazer a mistura. 

Agora, vamos à preparação que não podia ser mais simples: em um recipiente ou diretamente no saco especial para marinar, coloque o molho inglês, o azeite extravirgem, o alho picado, o vinagre de vinho tinto, o manjericão e as ervas finas e misture bem.

Depois, coloque os bifes no saco para marinada ou no recipiente, feche bem, e deixe na geladeira por pelo menos duas horas, deixando mais tempo se possível.

Quanto mais tempo você deixar marinando, mais a carne irá absorver os temperos, e mais saborosa ela ficará. Se a nossa carne fosse uma peça inteira, teríamos que deixá-lo marinando por pelo menos 12 horas, mas como ele está cortado em bifes podemos reduzir esse tempo drasticamente.

Alguns minutos antes de tirar a carne da marinada e levá-la ao fogo, tempere com sal e feche o recipiente na geladeira novamente por alguns minutos. Para finalizar então, retire a carne da marinada e asse em uma grelha ou churrasqueira por cerca de 7 minutos de cada lado para ter um bife de contrafilé macio, suculento e delicioso. 

Se desejar uma carne ao ponto ou bem-passada, deixe mais tempo de cada lado, mas cuide para não queimá-la e endurecê-la. Nossa recomendação é servir com legumes cozidos e assados junto à grelha ou churrasqueira!

Comentários