Home  »    »  Benefícios da carne vermelha para a saúde
Benefícios da carne vermelha para a saúde

Benefícios da carne vermelha para a saúde

29/12/2022

Compartilhar em:

Benefícios da carne vermelha para a saúde

Rica em proteínas, vitaminas e minerais, a carne vermelha é um alimento extremamente importante para a saúde e o desenvolvimento humano. Existem diversas pesquisas que comprovam seus benefícios e que desmistificam alguns pontos que colocavam a carne vermelha como vilã. 

Segundo a nutricionista Erica Kowarick, tudo é uma questão de equilíbrio. Quando consumida de forma correta e baseada em uma dieta saudável, só traz benefícios. Inclusive, estudos recentes mostram que a ingestão dessa proteína natural não aumenta o risco de doenças cardiovasculares, como apontam pesquisas mais antigas.

Afinal, quais os benefícios da carne vermelha?

As carnes em geral, mas especialmente as vermelhas, são ricas em ferro, um nutriente que é essencial para evitar doenças como a anemia, que acomete principalmente gestantes e crianças.

Além disso, o ferro contribui para o transporte de oxigênio das células, oferecendo força e energia para realizarmos as atividades diárias.

As carnes vermelhas ainda contém vitaminas do complexo B, que atuam também na produção de energia, em nosso sistema nervoso e na formação de pele, unha e cabelo.

Outros minerais importantes para o nosso organismo e que estão presentes na carne vermelha são o zinco, o fósforo e o potássio. O primeiro contribui para o fortalecimento do sistema imunológico, prevenindo gripes, resfriados e outras infecções.

Já o fósforo participa da composição de ossos e dentes, ajuda na contração muscular e na transmissão de impulsos nervosos. Ele também faz parte do nosso DNA e RNA (nosso material genético).

E o potássio, como você já deve ter ouvido falar, ajuda a aliviar dores como câimbras e dor de cabeça, mas também na regulação dos batimentos cardíacos, prevenir pressão alta e controlar os níveis de sódio no corpo. O ferro e o zinco também são aliados do processo de cicatrização.

Outros benefícios da carne vermelha

Precisamos sempre ter bons níveis de serotonina para mantermos nosso humor e saúde mental em dia. E para a produção desses níveis, é necessário consumir alguns nutrientes, como o triptofano (um aminoácido), os minerais cálcio e magnésio e as vitaminas B6 e B9, que são encontrados nas carnes vermelhas. 

E os benefícios não param por aí. A carne vermelha também é uma ótima fonte de colágeno. Através do consumo de caldos de ossos e rabada, por exemplo (que são cortes bem acessíveis), é possível suplementar o colágeno de forma natural e saborosa.

Agora que você já sabe os benefícios da carne vermelha, confira algumas receitas deliciosas para incluir no seu cardápio.