Churrasco de alcatra com manteiga acebolada

Compartilhe

Share

Comparta

A gente chega a salivar só de lembrar do aroma e sabor dessa alcatra! Macia, suculenta, é de lamber os beiços de tão gostosa. 

Porém, para fazer essa alcatra é preciso atenção redobrada na churrasqueira e no tempo. Por isso, só faça se você puder ficar perto da churrasqueira constantemente.

Para fazer nossa receita de churrasco de alcatra com manteiga acebolada, você vai precisar dos seguintes ingredientes:

  • 1 peça de miolo ou coração de alcatra como essa da nossa linha Dia a Dia
  • 250 gramas de manteiga (ou margarina caso você não tenha manteiga)
  • 1 cebola pequena
  • Sal a gosto
  • Pimenta-do-reino preta a gosto

Acenda o fogo na churrasqueira para que as brasas fiquem bem quentes e sem chamas. Somente neste momento você deve levar essa carne ao fogo.

Enquanto isso, corte a cebola em cubos bem pequenos e misture com a manteiga, temperando com uma pitada de sal e pimenta a gosto. Tempere a carne com sal grosso normalmente e leve à grelha com a gordura voltada para baixo.

Sobre a brasa bem quente, asse assim por cerca de 7 minutos ou até que fique dourada. Vire e asse por mais 7 minutos.

Transfira a carne para uma parte da churrasqueira onde as brasas não estejam tão intensas – caso sua churrasqueira seja pequena, levante um pouco a carne. A partir de agora, você deve ter bastante atenção: a cada 10 minutos, pincele a manteiga misturada com cebola sobre a carne, virando a cada vez. 

Faça esse processo de pincelar a carne com a manteiga acebolada e virar por 1h e 10 minutos. Quando a carne estiver assada, espalhe o restante da manteiga sobre a carne e deixe derreter na churrasqueira.

Retire do fogo, deixe a carne descansar por 5 minutos e fatie. Recomendamos servir com salada verde.

Bom apetite! 

Comentários