Como acertar o ponto da carne?

Compartilhe

Share

Comparta

Mal passada, bem-passada ou ao ponto. Para ter um bife perfeito, você precisa entender que todas as carnes possuem 6 pontos diferentes. Seja qual for a sua preferência, nós separamos algumas dicas para te ajudar a acertar o ponto da sua carne de primeira. Confira!

Escolha da carne

Para um bom bife, os cortes ideais são aqueles localizados na parte traseira do boi, como alcatra, fraldinha, contrafilé e filé mignon. Dependendo da sua preferência, alguns cortes podem ter um valor muito alto economicamente. Isso depende muito do quanto você pretende gastar. Além disso, saiba que um pouco de gordura ajuda a manter a carne suculenta.

Panela

A frigideira de ferro é ótima para obter sucesso na hora de cozinhar, mas a antiaderente é ideal para os iniciantes por ser mais fácil de controlar. Ela deve estar bem quente antes de receber quantidades iguais de óleo e manteiga, suficiente apenas para untar o fundo. E só depois da gordura bem quente é que entra a carne.

Tempero

Os apreciadores mais tradicionais dirão que o bife perfeito deve ser degustado sem nenhuma adulteração de sabores, entretanto, alguns defendem que um pouco de sal e pimenta não faz mal a ninguém.
Ao contrário do que muitos dizem, temperar previamente a carne com sal e especiarias, não fará com que a carne perca seus líquidos. Na verdade, a carne temperada muito antes do seu preparo, faz com que os sucos absorvam os sabores e traga um sabor diferente.

Finalização

Após o preparo do seu bife, deixe ele descansar em superfície plana por até 5 minutos antes de cortá-lo.
Esse procedimento fará com que o calor ajude as fibras a reterem os sucos dentro da carne, trazendo mais suculência para carne. Além disso, o suco que irá permanecer nas fibras, fará com que seu bife continue aquecido por um tempo.

Mas afinal, quanto tempo leva para acertar o ponto da carne?

  • Malpassado (1 a 2 minutos): a cor da carne ainda é escura e ainda sangra. A textura é esponjosa e não possui resistência.
  • Ao ponto para malpassado (1,5 a 2,5 minutos): a cor ainda é escura e o suco ainda é vermelho fluído. Ele fica macio, mas possui um pouco mais de resistência.
  • Ao ponto (2 a 3 minutos): a cor deve ser rosada e ainda terá um pouco de suco. Ele é macio, esponjoso e levemente elástico.
  • Ao ponto para bem-passado (2 a 4 minutos): sua cor deve ser rosa pálido e quase não possui sucos. A textura é firme, mas ainda é flexível.
  • Bem-passado (4 a 5 minutos): Quase não possui cor avermelhada, mas também não é completamente seco. Sua textura é mais firme, mas ainda deve ser macio.

Comentários