Como afiar as suas facas

Compartilhe

Dificilmente você irá conseguir preparar uma receita sem utilizar uma faca para cortar, picar ou descascar algum ingrediente.

Por isso, seja no churrasco de final de semana ou no dia a dia da cozinha, é essencial que as suas facas estejam bem afiadas, não apenas para facilitar o seu trabalho, mas para garantir a sua segurança.

A verdade é que facas sem fio podem ser ainda mais perigosas que facas bem afiadas, pois o seu movimento deixa de ser natural e você acaba utilizando mais força do que o recomendado ao manuseá-las. Assim, facas sem fio dificultam a preparação dos alimentos e causam acidentes.

Facas afiadas cortam com facilidade vegetais e carnes sem que você tenha que fazer força. E mantê-las assim é algo muito mais fácil do que você imagina.

Para facas que ainda não estão completamente cegas e precisam apenas de manutenção, você pode simplesmente usar uma chaira (também chamada de fuzil em algumas regiões), como na foto deste post. A chaira pode ser encontrada em qualquer supermercado com opções por menos de 20 reais.

Caso você esteja utilizando essa ferramenta pela primeira vez, recomendamos que a apoie na tábua de carne para ter mais firmeza.

Depois, sem pressa e de forma intercalada, passe cada lado da faca na chaira em um ângulo de 15º a 20º, como se estivesse cortando um pedaço de carne diretamente do espeto. Entre 8 a 10 passadas de cada lado devem bastar.

Para testar se a faca já está bem afiada, tente cortar um tomate ou uma folha de papel: se o corte sair limpo e apenas com o peso da faca, está ótimo!  

Caso a sua faca esteja sem fio algum, recomendamos o uso de uma pedra de amolar. Existem opções elétricas, mas que são muito mais caras – uma pedra de amolar pode ser comprada por menos de 10 reais. 

Uma pedra de amolar possui dois lados: um mais poroso e um mais liso. O lado poroso inicia o afiamento da faca e o lado liso irá polir esse fio. 

Porém, ao usar uma pedra de amolar, há um passo que é fundamental: deixe a pedra de molho na água por cerca de 10 minutos. E enquanto afia a faca, volte a molhar a pedra para mantê-la úmida durante todo o processo.

Assim, após retirar a pedra da água, passe cada lado da faca na parte porosa da pedra em um ângulo de 10º a 15º. O movimento pode ser feito de duas formas:

  • Você pode passar a faca como se estivesse tentando cortar uma fina camada da pedra, mas tome muito cuidado para não se cortar se fizer dessa maneira;
  • Você pode passar a faca na pedra como se estivesse retirando-a da carne após perfurá-la, isto é, partindo da parte mais próxima do cabo até a ponta da faca ou como diz a expressão popular, “de cabo a rabo”. 

Ao terminar de passar no lado poroso, você deverá repetir o movimento no lado liso da pedra. E para deixar o fio mais delicado, também recomendamos que termine finalizando na chaira. 

Comentários