Como economizar tempo ao cozinhar

Compartilhe

Uma refeição caseira tem o seu valor. Porém, sabemos que com a correria do dia a dia muitas vezes deixamos de preparar os nossos alimentos, optando por alternativas menos saudáveis e saborosas.

Mas existem alguns macetes que você pode usar para economizar tempo e conseguir preparar refeições caseiras e gostosas todos os dias. Nós já escrevemos algumas delas aqui, então vamos relembrar.

O primeiro passo é preparar um cardápio para a semana. A indecisão sobre o que comer acaba por nos levar a procrastinar e acabar escolhendo o que já está pronto. 

Além disso, ao preparar um cardápio para a semana, você também pode planejar a sua ida ao mercado (e economizar dinheiro ao comprar somente o necessário!) e preparar com antecedência alguns alimentos, como verduras e legumes.

Falando em preparo com antecedência, você pode fazer o mesmo com os seus temperos: adiante a preparação da cebola e alho que você usará para temperar a comida! Também recomendamos ler receitas novas até o fim (isso pode poupar muito tempo e trabalho) e cozinhar em um espaço limpo e organizado.

Ler as receitas até o final também é importante para outra dica fundamental para economizar tempo ao cozinhar: pique, fatie, corte, e rale todos os ingredientes que você puder antes de acender o fogão ou o forno. Não há nada mais desesperador na cozinha que ver o seu arroz ou bife queimar porque você se distraiu picando cebola e alho.

Na medida do possível, também lave os utensílios imediatamente quando deixar de usá-los. Assim, você não terá uma montanha de louça acumulada após comer.

Ainda falando de temperos, além de economizar tempo, você pode economizar dinheiro ao picar tudo de uma vez e congelar quando comprar. Dessa forma, não irá estragar e você poderá usar a qualquer momento que precisar sem necessidade de descongelar – basta usar uma colher para pegar a quantidade desejada. 

Você também pode congelar carne moída e picada já cozida. Porém, não tempere antes de congelar, pois o sabor irá se alterar caso você o faça. 

E para acompanhar as suas refeições, você também pode congelar molhos em pequenas porções e descongelar somente o que você comer. 

Gostaram das nossas dicas? E quais são as suas? 

Comentários