Como fazer churrasco de contrafilé na cerveja

Como fazer churrasco de contrafilé na cerveja

Compartilhe

Share

Comparta

Não há elogios suficientes ao contrafilé que façam justiça. Essa carne tem um ótimo custo-benefício, pois é muito saborosa e suculenta, sendo ideal para churrascos.

O contrafilé pode ser feito em pedaços inteiros ou fatiado em bifes grossos e altos de até 4 cm. A nossa receita hoje pede que você fatie o contrafilé nesses bifes.

Nós vamos precisar dos seguintes ingredientes:

  • Uma peça de contrafilé de boa qualidade, como essa da nossa linha Grill
  • 1 lata de cerveja
  • 2 colheres de molho shoyu
  • Alho a gosto amassado
  • Cebola a gosto amassada
  • Azeite
  • Sal a gosto

A quantidade de alho e cebola a ser usada depende do seu paladar, mas lembre-se que a estrela é a carne, por isso, não exagere. Uma cebola e 4 dentes de alho amassados devem ser o suficientes para começar.

Em um recipiente, misture o molho shoyu, a cebola, o alho, o azeite e o sal. Tempere os bifes de contrafilé com essa misture e deixe descansando na geladeira por cerca de duas horas para que a carne absorva bem todos os sabores.

Quando o braseiro da churrasqueira estiver bem vermelho e quente, coloque os bifes em uma vasilha, jogue a cerveja por cima e deixe um ou dois minutos assim. Em seguida, leve-os à grelha a cerca de 30 cm do fogo.

No momento que o sangue surgir na superfície dos bifes, o que deve levar cerca de 7 a 10 minutos, vire usando um pegador para não furar a carne e deixá-la seca. Após virar, deixe a carne no fogo pelo mesmo tempo que ela ficou anteriormente e quando o sangue aparecer na superfície novamente, retire-a da churrasqueira.

Assim que a carne descansar cinco minutos, basta servir com uma salada e se deliciar!

Uma observação: com esse tempo de fogo sugerido, você estará servindo ao ponto para mal passado. Caso queira mais passada, deixe a carne mais tempo no fogo, mas cuidado para não endurecê-la e secá-la.

Comentários