Como fazer contrafilé com batatas coradas e salada

Compartilhe

Share

Comparta

Nós já falamos sobre o contrafilé em outros dois posts, pois é um corte de carne muito saboroso e macio. Por isso, hoje vamos lhe ensinar outra maneira de preparar essa carne.

A nossa dica para o seu final de semana é um contrafilé com molho de ervas, batatas coradas e salada de folhas verdes. Para começar, você irá precisar desses ingredientes:

  • 200 gramas de batata bolinha
  • 100 gramas de ervilha torta com a vagem
  • 5 dentes de alho
  • Sal a gosto

Para a salada, recomendamos que você use alface americana e alface lollo temperadas com um molho de 30 ml de azeite de oliva extra-virgem com 10 ml de suco de limão e sal. Para não desidratar as folhas, prepare o molho, mas só tempere a salada na hora de servir.

Descasque as batatas e cubra-as com água e sal em uma panela, levando ao fogo até que elas estejam macias. É importante colocar as batatas antes da água esquentar.

Quando elas estiverem macias, retire-as da água e reserve. Lembre-se que nós não iremos fazer purê, então as batatas devem estar macias, mas não desmanchando.

Para fazer as ervilhas, ferva 500 ml de água com sal. Também prepare outro recepiente com água e gelo, nós já explicaremos o porquê.

Quando a água estiver fervendo, coloque as ervilhas, baixe o fogo, tampe a panela e cozinhe de 5 a 8 minutos até elas ficarem macias. Quando isso acontecer, retire-as da panela e dê um choque térmico colocando-as no recepiente com gelo, pois irá parar o cozimento e manterá a cor viva das vagens da ervilha.

Em outra panela ou frigideira, vamos dourar o alho. Basta descascá-los e dourá-los com um pouco de azeite de oliva, reservando após finalizar, não sendo necessário picá-los, pois eles serão servidos inteiros.

É importante que essa panela seja grande, pois iremos preparar os contrafilés e finalizar o prato nela, aproveitando o sabor que o alho deixará no fundo.

Para fazer o contrafilé com molho de ervas, vamos precisar dos seguintes ingredientes:

  • 300 gramas de contrafilé
  • 30 ml de azeite de oliva extra-virgem
  • 5 gramas de ervas secas
  • Sal a gosto
  • Pimenta do reino a gosto

Prepare o molho da carne misturando o azeite de oliva extra-virgem com as ervas secas e reserve. 

Tempere a carne com sal e pimenta do reino a gosto enquanto a panela esquenta novamente em fogo alto. Leve os bifes de contrafilé para dourar dos dois lados pelo tempo que você achar necessário – quanto mais tempo ficar na frigideira, mais passado ficará.

Retire a carne e reserve. Na mesma panela, doure as batatas e as ervilhas para que elas fiquem bem saborosas, finalizando temperando com sal e pimenta do reino a gosto.

Sirva o contrafilé com as batatas, as ervilhas, os dentes de alho, a salada e o molho de ervas. E lembre-se que também comemos com os olhos, portanto, não custa nada montar um prato bonito. 

Bom apetite! 

Comentários