Como fazer contrafilé no grill

Compartilhe

Share

Comparta

O contrafilé, ah, o contrafilé é um corte realmente surpreendente. Com um custo-benefício acima da média pelo seu valor, suculência, e maciez, é uma carne tão boa para o churrasco quanto a picanha.

Assim como a picanha, o segredo está na compra e na preparação, pois o processo de assá-lo não poderia ser mais simples: sal grosso e fogo quente, é tudo o que você precisa.

Para comprar, o mais importante é encontrar uma peça com a gordura uniforme, pois a sua boa distribuição irá garantir a maciez da carne ao derreter no fogo. Cortes com a capa de gordura faltando devem ser evitados. 

Para garantir o corte de contrafilé ideal, é claro, você sempre pode contar com os nossos produtos.

Após garantir o melhor corte de contrafilé para o churrasco, vamos passar ao fogo. Você deve acendê-lo com antecedência para que não haja chamas no momento de levar a carne ao fogo, pois irá queimá-la por fora e deixá-la dura por dentro.

Portanto, quando o carvão ou a lenha tiver tornado-se apenas brasa, use sal grosso, de preferência moído, para salpicá-la em todos os lados. Lembre-se de não esfregar o sal na carne, você deve apenas salpicá-lo para evitar que ela resseque e fique salgada demais.

Após salpicar o sal grosso moído no contrafilé, coloque o corte em um recipiente e deixe descansar em frente à churrasqueira por cerca de 10 minutos. Isso irá ajudar a carne a absorver o sal e ficar mais saborosa.

Em seguida, leve o contrafilé para a grelha 15 cm acima da brasa. Quando os sucos da carne incharem e começarem a aparecer no topo do corte, vire o contrafilé. 

Asse a carne por mais 7 minutos para servi-la mal passada e um pouco mais para servi-la no ponto. Recomendamos e muito não servi-la bem passada, pois a carne enrijece se ficar muito tempo no fogo, mas é claro, a escolha a sua!

Comentários