Como fazer deliciosa sopa para o inverno

Compartilhe

Share

Comparta

Com a chegada de temperaturas mais baixas, nada melhor do que uma refeição bem quente e saborosa para aquecer o corpo e a alma. Um bom prato de sopa, por exemplo, com todos os seus sabores e texturas é uma ótima opção para elevar o ânimo.

Além disso, fazer uma sopa é fácil, rápido e barato. Especialmente porque você não precisa comprar nada, basta usar o que tiver em casa: algumas batatas, um resto de cenoura, uma sobra de arroz, tudo o que estiver à mãos.

Assim, para fazer uma sopa realmente gostosa, você precisa de vegetais, sal, água e carne. Para a carne, o ideal é usar cortes menos nobres e macios, pois a carne acabará cozinhando na água e não queremos que ela se desmanche completamente.

Acém, patinho, lagarto e coxão duro, por exemplo, são excelentes para uma sopa. Cortes com ossos também trazem muito sabor à sopa, como a paleta.

Se você tiver sobras de carne de outra refeição, bifes ou carne assada, por exemplo, também pode utilizá-las na sopa. 

Escolhida a carne, se ela ainda não estiver pronta, vamos prepará-la primeiro. Corte em cubos ou pedaços menores, mas não tão pequenos, tempere com sal e pimenta e reserve.

Em uma panela grande, que caiba todos os vegetais a serem utilizados depois, esquente um pouco de óleo. Quando estiver bem quente, leve a carne ao fogo e frite de todos os lados.

É importante fritar a carne na mesma panela onde você fará a sopa: isso irá adicionar mais sabor ao prato final. Toda aquela crosta escura que ficará no fundo da panela após fritar a carne irá transformar-se em um ingrediente secreto da sua sopa.

Enquanto a carne frita, você pode cortar todos os outros vegetais, se ainda não fez isso. Corte em pedaços pequenos as cenouras, batatas, brócolis, couve-flor, enfim, tudo o que tiver na sua geladeira. 

Com a carne finalizada, adicione todos os vegetais, cubra com água, tempere com sal e deixe cozinhar por 30 a 40 minutos até tudo estiver bem macio. Caso tenha arroz ou macarrão sobrando, você pode adicionar também ao fim do cozimento apenas para esquentá-los.

Antes de servir, recomendamos que você pique finamente um maço de cheiro verde e solte dentro da panela. Isso dará ainda mais aroma à sua sopa! 

Comentários