Como fazer lasanha fit de berinjela

Compartilhe

Share

Comparta

Um belo pedaço de lasanha é algo para ser admirado. E especialmente, saboreado.

E só de pensar nessa receita maravilhosa de lasanha de berinjela, nós já salivamos. Essa lasanha substitui a massa por fatias de berinjelas assadas, o que torna a refeição muito mais leve e saudável! 

O primeiro passo para a lasanha é fazer o molho. Nós vamos preparar um molho de ragu, como já fizemos neste outro post. Veja os ingredientes e como prepará-lo:

  • 100 gramas de carne moída
  • 500 gramas de tomates maduros
  • 70 gramas de manteiga
  • 2 colheres de sopa de óleo
  • 60 gramas de queijo parmesão ralado
  • Metade de uma cebola pequena
  • Sal a gosto
  • Manjericão a gosto

Prepare os ingredientes: pique a cebola em rodelas bem finas, retire a pele e as sementes dos tomates e corte-os em pequenos pedaços. Para retirar a pele e as sementes dos tomates, após lavá-los, mergulhe-os rapidamente em água fervida que a pele sairá facilmente.

Após preparar a cebola e os tomates, esquente uma panela com o óleo e a manteiga. Refogue a cebola nessa panela até que ela fique dourada. Junte a carne moída e o sal e cozinhe por alguns minutos. 

Em seguida, acrescente o manjericão e os tomates cortados em pedaços. Cozinhe em fogo médio ou baixo por pelo menos 1 hora, mexendo de vez em quando para que não grude no fundo. 

Caso necessário, você pode colocar uma colher de extrato de tomate. Também é possível botar uma pitada de açúcar para evitar a acidez do tomate. 

Outra opção para o molho é fazer aquele que ensinamos a preparar para a receita de lasanha para o Natal. Você decide! 

De qualquer forma, enquanto o molho cozinha, vamos preparar as berinjelas. Você vai precisar de duas a três berinjelas para uma lasanha média. 

Pré-aqueça o forno a 190 graus Celsius. Lave bem as berinjelas e corte-as em fatias finas.

Em uma assadeira, preferencialmente não-aderente, coloque um fio de azeite, as fatias de berinjela, mais um fio de azeite sobre elas, tempere com sal e asse por cerca de 15 minutos para que elas desidratem. Esse passo é fundamental, caso contrário, as berinjelas deixarão a sua lasanha aguada. 

Caso deseje, antes de montar a lasanha, você pode retirar a pele das berinjelas. Isso facilita para cortá-la depois, mas não é obrigatório. A nossa lasanha tinha a pele da berinjela e estava deliciosa.

Com as berinjelas e o molho pronto, vamos montar a lasanha. Você vai precisar de queijo mussarela, ricota e parmesão ralado também. 

Em um recipiente que possa ir ao forno, faça camadas nesta ordem: molho, fatias de berinjela, ricota e queijo mussarela. Sobre a última camada, rale o queijo parmesão.

Leve ao forno a 200 graus Celsius e asse até que o queijo tenha derretido e o parmesão do topo esteja bem dourado. Bom apetite! 

Comentários