Como fazer maionese caseira

Compartilhe

Share

Comparta

Nós já escrevemos a respeito de vários molhos que são muito fáceis de fazer em casa e como eles podem ser usados para criar pratos completamente novos sem mudar os ingredientes principais. Um bife, por exemplo, é um prato com molho marinara, outro com molho gremolata e outro completamente diferente com molho cremoso apimentado.

A mesma carne pode ser utilizada para criar um cardápio criativo com pratos diferentes todos os dias da semana. Basta mudar o molho.

Pois bem, dito isso, há um molho que é muito, muito comum na mesa de todo o mundo, especialmente para lanches, como o hamburguer caseiro que já ensinamos a fazer. É a maionese. 

Muitas pessoas acham perigoso fazer maionese em casa e possuem uma certa razão. Para fazer uma maionese caseira gostosa e segura, você deve prestar atenção à higiene e precisa usar ovos frescos.

Não adianta querer usar ovos comprados há mais de uma semana, você deve usar ovos frescos. Segue a lista completa de ingredientes para uma maionese caseira simples e rápida de fazer:

  • 1 ovo inteiro fresco
  • 2 colheres de chá de suco de limão
  • 2 colheres de chá de vinagre de vinho branco
  • 1/4 de colher de chá de sal
  • 1/2 xícara de azeite de oliva (extra-virgem ou não)
  • 1/4 de xícara de óleo de girassol

Em um processador de alimentos, em um liquidificador ou em um recipiente comum (caso queira fazer tudo à mão), coloque o ovo, o suco do limão, o vinagre de vinho branco e o sal. Bata para misture bem.

Em outro recipiente, combine o óleo de oliva com o óleo de girassol e misture. Enquanto você ainda está batendo o ovo com o suco de limão, o vinagre e o sal, vá despejando um fio de óleo até que a mistura engrosse. 

Prove para conferir o sal e pronto. Basta despejar em um recipiente de vidro, fechar bem e guardar.

Você pode conservar essa maionese caseira na geladeira por até 5 dias sem problema algum. Bom apetite! 

Comentários