Como fazer miolo de alcatra na brasa

Compartilhe

Como já falamos em outros posts, existe vida para além da picanha no churrasco e você pode variar o que leva ao fogo. O miolo ou coração da alcatra é um desses cortes que é uma ótima opção para levar à brasa.

Para fazer essa carne, você precisa dos seguintes ingredientes:

  • 250 gramas de margarina
  • 1 cebola cortada em cubos pequenos
  • Sal a gosto
  • Pimenta-do-reino preta moída a gosto
  • 1 peça de Miolo de Alcatra
  • 1/4 xícara de chá de sal grosso

Para iniciar, em uma vasilha, misture 3 colheres de sopa de margarina, a cebola, o sal e a pimenta e reserve. Tempere a carne com o sal grosso e leve a peça para a grelha com a gordura virada pra baixo.

É muito importante que o fogo esteja apenas em brasas quentes e sem chamas para não queimar a carne. Esse é um corte que precisa ser feito com paciência, por isso, faça o fogo previamente.

Asse a carne com a gordura virada para baixo por 7 minutos ou até ficar dourada sobre uma parte bem quente da churrasqueira. Depois, vire e asse por mais 7 minutos. 

Quando a carne estiver dourada, reposione a peça para uma parte da churrasqueira que não esteja tão quente, levando-a para o lado ou para cima com a gordura ainda virada para baixo. Pincele a margarina restante pela carne e deixe assar assim por mais 10 minutos.

Depois, vire a gordura para cima e asse por cerca de 1h10min. Quando ela estiver bem assada, retire a carne, espalhe a pasta de margarina que você reservou anteriormente e retorne-a para a churrasqueira apenas para derretê-la. 

Retire a peça do fogo, deixe descansar por 10 minutos e fatie para servir!

Comentários