Como fazer molho holandês perfeito para carnes

Compartilhe

Um bife grelhado é uma delícia. Acompanhado de molho holandês, batatas fritas e vegetais salteados? Melhor ainda!

O molho holandês pode intimidar muitas pessoas, pois leva gema de ovo, mas na realidade, é muito fácil de fazer. Para fazer molho suficiente para um ou dois bifes grelhados, dependendo da sua generosidade na hora de servir o molho, você só precisa dos seguintes ingredientes:

  • 150 gramas de manteiga sem sal
  • 2 gemas de ovos 
  • 1 colher de sobremesa de vinagre de vinho branco
  • 1 limão (opcional)
  • Sal a gosto
  • Pimenta do reino preta a gosto

Antes de começarmos a preparação, alguns detalhes importantes: você não pode trocar a manteiga por margarina, deve ser manteiga. De preferência, pegue gemas de ovos grandes. E por último, é uma colher de sobremesa mesmo, só um pouquinho de vinagre, menos que uma colher de chá.

O molho é feito em banho-maria, então você precisa de uma panela e uma tigela refratária que fique firme sobre a panela. Encha a panela de água pela metade e leve ao fogo alto até ferver.

Quando a água ferver, baixe o fogo para o mínimo possível para que a água continue fervendo. Em outra panela, derreta a manteiga em fogo baixo para que ela não queime.

Coloque as gemas na tigela refratária e encaixe sobre a panela com água fervendo, mas com fogo bem baixo. É importante que o fogo esteja baixo para que as gemas de ovo não virem um omelete.

Bata as gemas, adicione o vinagre de vinho branco e bata novamente. Em seguida, vá adicionando aos poucos a manteiga derretida sem parar de bater até que toda a manteiga esteja incorporada para criar um lindo molho cremoso. 

Tempere com sal e pimenta do reino preta e se o molho estiver muito grosso, você pode usar o suco de um limão para diluir. Prove e sirva! 

Comentários