Como fazer nhoque de batata doce

Como fazer nhoque de batata doce

Compartilhe

Share

Comparta

nhoque com ragu

Para quem gosta de comida italiana, essa receita de nhoque de batata doce é simplesmente perfeita. Fácil de fazer, saboroso e nutritivo, nosso nhoque vai bem com diversos molhos.

Se você está em dúvida sobre o molho para acompanhar o nhoque, sugerimos um molho ragu, marinara ou quatro queijos. Agora vamos aprender a preparar o nhoque!

LISTA DE INGREDIENTES

  • 1 kg de batata doce

  • 2 colheres de sopa de manteiga

  • 1 xícara de chá de farinha de trigo

  • 1 ovo

  • Sal a gosto

Além da xícara de chá de farinha de trigo, vamos precisar um pouco mais para polvilhar a mesa.

MODO DE PREPARO

Lave as batatas, descasque e corte em pedaços pequenos – dessa forma, irá cozinhar mais rápido. Leve as batatas para cozinhar em fogo alto de forma que fiquem cobertas pela água.

Assim que a água ferver, diminua o fogo e deixe cozinhar por mais 20 minutos ou até os pedaços de batata doce ficarem bem macios. Escorra e passe por um espremedor de batatas ou amasse bem com um garfo, reservando em seguida até esfriar.

Em um recipiente, misture as batatas amassadas, 1/4 da xícara de chá de farinha de trigo, a manteiga e o sal. Adicione o ovo e misture bem com as mãos limpas.

Aos poucos, adicione o restante da xícara de chá de farinha de trigo, sempre amassando com as mãos para misturar. Amasse até dar o ponto ideal do nhoque, isto é, quando a massa não estiver grudando – se necessário, acrescente mais um pouco de farinha para isso.

A melhor forma de testar o ponto da massa do nhoque é separar uma porção da massa e tentar modelar uma bolinha. Se a massa não grudar na palma da sua mão, está pronto.

Encontrado o ponto, vamos continuar.

Em uma bancada ou mesa limpa e enfarinhada para a massa não grudar na superfície, pegue uma porção grande da massa e com as mãos, faça um rolo de cerca de 1 cm de diâmetro. Essa será a espessura do seu nhoque.

Em seguida, com uma faca afiada, corte o rolo de massa a cada 2 cm e reserve os nhoques cortados em uma assadeira também polvilhada com farinha até toda a massa acabar.

Agora é a hora de cozinhar! Coloque uma panela com bastante água e sal para ferver.

Assim que a água começar a borbulhar, mergulhe um punhado generoso de nhoques e deixe cozinhar até que eles subam à superfície. Remova da panela, escorra bem e reserve, de preferência, em um escorredor de massa.

Repita o processo até cozinhar todos os nhoques. Leve o escorredor de massa até a pia e dê um banho de água fria em todo o nhoque cozido – fazemos isso para separar bem um nhoque do outro e impedir que eles continuem cozinhando.

Escorra novamente, coloque em uma travessa e sirva com o seu molho favorito. Bom apetite!

Comentários