Como fazer tomahawk com crosta de pimentas e ervas

Compartilhe

O tomahawk é o mesmo corte do prime rib, mas com um osso maior, assim, é composto pelo filé de costela, uma carne muito saborosa e marmorizada. A origem do nome está na semelhança do corte com um pequeno machado dos índios norte-americanos que possui essa denominação. 

Ele pode ser preparado na churrasqueira, na grelha e até mesmo no forno – no último caso, recomendamos que você sele a carne na frigideira antes, como faremos em nossa receita. Em qualquer situação, é importante deixar a carne descansar por alguns minutos após retirá-la do calor. 

Também recomendamos que você corte a carne primeiro “descolando-a” do osso para só então fatiar. Assim, você pode apreciar ainda mais as qualidades desse corte incrível. 

Tempo de preparo: 30 minutos

Rendimento:  2 porções

Grau de dificuldade: Fácil

LISTA DE INGREDIENTES

  • 1 Tomahawk Estância 92
  • 1 colher (sopa) de pimenta-do-reino preta moída grosseiramente
  • 3 colheres (sopa) de azeite Alma Luza
  • 2 colheres (sopa) de manteiga em ponto de pomada
  • 1 dente de alho esmagado
  • 1 colher (sopa) de tomilho picado
  • 1 colher (sopa) de alecrim picado
  • 4 palmitos pupunha em toletes cortados ao meio
  • Sal a gosto

Quando falamos de manteiga em ponto de pomada, estamos nos referindo à manteiga que mantém o seu formato, mas está flexível e mole o suficiente para ser misturada com os outros temperos. Para chegar nesse ponto, basta retirar a manteiga da geladeira cerca de 30min à 1h antes de usá-la, dependendo do clima da sua cidade. 

MODO DE PREPARO

Para começar, em um recipiente, misture o alho, a pimenta, o tomilho e o alecrim com 2 colheres de sopa de azeite de oliva e 1 colher de sopa de manteiga. Tempere com sal a gosto. 

Passe essa mistura de manteiga com ervas sobre o tomahawk de forma que cubra toda a carne. Leve a carne para selar em fogo alto por cerca de 5 minutos sobre uma chapa de ferro ou uma frigideira. 

Após selar a carne de ambos os lados, leve a peça de tomahawk para o forno pré-aquecido por cerca de 15 a 20 minutos – quanto mais tempo a carne ficar no forno, mais passada ela estará. 

Enquanto a carne, vamos preparar os palmitos. Aqueça uma frigideira em fogo médio, junte 1 colher de azeite, 1 colher de manteiga, e disponha os pedaços de palmito pupunha. 

Tempere com sal a gosto e deixe na panela até dourar por todos os lados e cozinhar por igual. Recomendamos que você use uma pinça para virar os palmitos.

Assim que a carne atingir o ponto desejado no forno, retire e deixe descansar por cerca de 5 minutos para os sucos internos se assentarem, dessa forma, ela ficará homogênea e toda suculenta. Após descansar, basta fatiar o tomahawk e servir com o palmito!

Comentários