Como limpar a grelha da churrasqueira

Compartilhe

Final de semana, calor, bebida gelada no freezer e aquela picanha suculenta da Minerva sendo assada na grelha. Nada pode estragar um dia como esse, certo?

Certo! Só há um probleminha, é preciso limpar a grelha após o churrasco e limpá-la bem, pois restos de carne e gordura podem estragar a sua próxima churrascada e a longo prazo, danificar a sua grelha.

Por isso, o primeiro passo para limpar a grelha é retirá-las do fogo ainda quentes e esfregá-las bastante com água e uma esponja para retirar todos os restos de carne e gordura. Outra opção é usar sacos de papel, aqueles usados para pão em padarias ou até mesmo o saco do carvão, para esfregar a grelha e retirar toda a gordura acumulada. 

Caso a grelha esteja muito engordurada, até mesmo de churrascos anteriores, você também pode deixá-la de molho em água morna e detergente. Isso irá soltar a gordura.

Após remover todos os restos de comida da grelha, procure uma escova de cerdas bem duras e uma esponja de aço. Salientamos que precisa ser uma esponja de cerdas duras, senão você não conseguirá limpar a grelha adequadamente. 

Primeiro então esfregue a grelha com escova de cerdas duras para terminar de remover qualquer resto de carne ou gordura. Você pode fazer isso em água corrente.

Após escovar a grelha, lave-a com sabão e uma esponja de aço para finalizar usando bastante água para não que nenhum químico reste sobre ela. Isso irá deixá-la brilhando novamente. 

Uma recomendação importante: se a sua grelha for de ferro, após lavá-la, passe um pouco de óleo de cozinha com um pincel ou um guardanapo para lubrificá-las. 

Comentários