Como salgar a carne para o churrasco

Compartilhe

Share

Comparta

O sal é um condimento muito importante para a cozinha. Por séculos, ele serviu não apenas para temperar a comida, mas também para conservá-la.

Hoje, nós utilizamos o sal como uma forma de realçar o sabor dos alimentos. E não poderia ser diferente com o churrasco: ele é um ingrediente fundamental para preparar uma boa carne. 

Para o churrasco, há dois tipos de sal que são adequados, o sal médio (no centro da foto) e o sal grosso (à direita na foto). O sal fino não é uma boa escolha e você deve evitar usá-lo para churrascos.

Assim, para qualquer tipo de carne, você pode usar o sal médio, granulado, visto no centro da foto. Porém, o sal grosso só deve ser usado em peças inteiras, evitando utilizá-lo em bifes, postas ou pedaços menores de carne, pois ele pode deixá-la muito salgada. 

Além disso, para peças inteiras, você pode esfregar a carne com o sal, mas não faça isso em postas, bifes, pedaços menores ou carnes que não sejam tão grossas, como a fraldinha. Para esses, o ideal é apenas salpicar o sal por todos os lados, sem esfregar. 

Outra técnica importante para o churrasco é deixar a carne alguns minutos em frente à churrasqueira quente. Isso ajudará absorver o sal e realçar o sabor da carne.

E quanto sal você deve usar na carne? Quanto você quiser! 

Você pode colocar sal à vontade na carne independentemente do tipo do corte e quando ela chegar ao ponto de mal passada, use as costas da faca para bater nela suavemente e retirar o excesso de sal. O restante irá penetrar na carne conforme for derretendo.

Comentários