Contrafilé com manteiga aromatizada e legumes

Compartilhe

O contrafilé tem ganho a atenção dos brasileiros, pois é muito saborosa e macia. Ainda assim, apesar de já ser comum em churrascos, a peça ainda é pouco utilizada no dia a dia da cozinha, o que é um grande erro! 

Hoje iremos ensinar uma receita deliciosa para um almoço em família: como fazer contrafilé com manteiga aromatizada e legumes na frigideira. 

Para essa receita, iremos precisar dos seguintes ingredientes:

  • 800 gramas de Contrafilé
  • 80 gramas de Manteiga integral sem sal
  • 20 gramas de Chimichurri seco
  • 300 gramas de Tomates Cereja frescos
  • 150 gramas de Couve-flor fresca
  • 250 gramas de Abóbora japonesa
  • 2 Dentes de Alho fresco
  • 150 gramas de Vagem fresca
  • Sal a gosto
  • Pimenta do reino preta moída a gosto

Para essa receita de contrafilé com manteiga aromatizada, é necessário iniciar algumas horas antes, pois o primeiro passo é deixar a manteiga fora da geladeira até que ela fique parecendo uma pomada. Nesse momento, tempere a manteiga com sal e o chimichurri seco.

Enrole a manteiga em filme plástico e mantenha na geladeira. Inclusive, caso você não use toda, pode conservá-la para outras receitas.

Após, vamos passar ao preparo dos legumes. 

Para começar, lave os tomates, corte a couve-flor em pedaços, descasque o alho, limpe a vagem, e corte a abóbora em pedaços pequenos retirando a casca.

Em uma panela, coloque a abóbora, alho, sal e azeite, cubra com água e cozinhe até que abóbora esteja bem macia. Isso deve levar cerca de 20 minutos.

Quando a abóbora estiver quase pronta, coloque água para ferver em duas panelas. Assim que a água ferver, cozinhe a couve-flor por cerca de 5 minutos, retirando em seguida.

Faça o mesmo com a vagem, deixando cozinhar por cerca de 4 minutos, retirando-as do fogo e reservando. Se você desejar e tiver tempo, pode cozinhar a couve-flor e a vagem na mesma panela da abóbora após retirá-la.

Enquanto você espera os legumes cozinharem, tempere os bifes de contrafilé com sal e pimenta e reserve. Caso tenha comprado uma peça inteira de contrafilé, corte bifes com cerca de um dedo de espessura, não muito grossos.

Aqueça uma frigideira e quando ela estiver bem quente, coloque um pouco de óleo de girassol. Doure a carne em ambos os lados nessa frigideira, cuidando para virá-la sem furar para não perder líquido e suculência. 

Ainda na frigideira, derreta a manteiga por cima do contrafilé antes de servir no prato. É possível até que a manteiga aromatizada derreta por cima da carne com o fogo apagado, apenas com o calor da carne e da frigideira.

Para finalizar, iremos saltear os vegetais na mesma frigideira da carne. A diferença de fritar e saltear é que para saltear usamos pouco óleo ou azeite, o fogo deve estar bem forte e faremos movimentos contínuos de vai-e-vem na frigideira para que a temperatura seja distribuída igualmente, deixando todos com coloração homogênea e preservando melhor os seus sabores.

Pois então, com a frigideira ainda quente, coloque um pouco de azeite de oliva e salteie a abóbora em pedaços, a couve-flor e a vagem. Tempere com sal e pimenta a gosto e sirva com o contrafilé!

Comentários