Dicas para conseguir comer mais vegetais

Compartilhe

Todo mundo sabe que é importante comer legumes e vegetais todos os dias para manter uma dieta balanceada e a saúde equilibrada. Mas com a rotina, a preguiça, a falta de tempo, entre outros fatores, acabamos deixando esse grupo de lado em nossa alimentação.

Assim, confira essas dicas para incluir mais legumes e vegetais na sua dieta.

1. Prepare diversos legumes e vegetais no final de semana

Com a rotina, especialmente de cidades maiores, muitas vezes é difícil preparar legumes e vegetais todos os dias. Por isso, uma boa ideia é preparar todos os legumes e vegetais que você irá consumir de segunda à sexta durante o final de semana. 

Você só precisa tirar algumas horas do sábado ou domingo à tarde para fazer isso, talvez até menos tempo. Lave todos os vegetais e guarde em recipientes bem fechados para consumir durante a semana. 

É possível cozinhar diversos deles já no final de semana; outros você só precisará lavar e deixar a água escorrer para guardar (como a alface, por exemplo). Você também pode simplesmente lavar, cortar e congelar para terminar de cozinhá-los na hora das refeições – apenas por já estarem cortados, você terá ganho muito tempo. 

2. Coloque os legumes e vegetais no topo da geladeira

Sim, simplesmente colocando legumes e vegetais no topo da geladeira ao invés do fundo, você certamente irá consumir mais desse grupo alimentar, pois a cada vez que abrir a geladeira, eles estarão lá lembrando você de que precisam ser consumidos também. É algo muito simples e sem custo que irá beneficiar muito a sua saúde.

3. Congele legumes e vegetais

Comer legumes e vegetais frescos é sempre melhor, mas com a rotina do dia a dia, muitas vezes isso não é possível. Por isso, usando sacos para conservar alimentos, você pode congelar legumes e vegetais para serem utilizados em massas, sopas e outros pratos. 

4. Descubra como você realmente gosta de legumes e vegetais

Apesar de ser importante, muitas pessoas acabam realmente não gostando de comer legumes e vegetais, mas talvez apenas mudando a forma como eles são preparados, isso pode mudar. Por exemplo, talvez você não goste de comer a comida crua, mas pode gostar deles gratinados, cozidos ou assados.

Por isso, pergunte-se de que forma você gostaria de comer vegetais e planeje-se para prepará-los mais vezes dessa forma.

5. Faça sucos com legumes e vegetais

Ok, ok, talvez esteja difícil para você incluir mais legumes e vegetais no cardápio diário, especialmente se você tiver crianças em casa, mas que tal adicioná-los a deliciosos sucos? Cenouras, folhas verdes e outros combinam de forma muito saborosa com um pedaço ou dois de frutas se batidos no liquidificador. 

Dessa forma, você consegue uma parte significativa dos nutrientes e ainda saboreia um delicioso suco!

Comentários