Dicas para receber os amigos sem gastar demais

Dicas para receber os amigos sem gastar demais

Compartilhe

Share

Comparta

Receber os amigos para uma jantinha é tudo de bom, mas se não estivermos atentos, podemos acabar gastando demais e ficar no vermelho. Para curtir o momento sem ficar preocupado com a conta, siga as dicas abaixo!

1. Tenha um orçamento para alimentação e outro para aquilo que não é do dia a dia

Manter um orçamento para ficar de olho nos seus gastos é muito importante e você pode separar uma quantia mensal para gastar em itens a fim de receber amigos, familiares, ou simplesmente comprar aquele vinho, chocolate ou queijo importado que você tanto quer experimentar. 

Com um orçamento diferenciado para esses itens, você consegue manter os pés no chão ao comparar quanto está gastando com alimentação no dia a dia e quanto gastou ou pode gastar ao receber os amigos na sua casa. Dessa forma, se você passar do limite em uma janta, também terá tempo para planejar reduzir gastos em outra área do seu orçamento. 

E lembre-se que receber os amigos é ótimo, mas manter-se fora do vermelho também. Afinal de contas, nenhum deles gostaria de te ver passando aperto durante todo o mês por uma noite. 

2. Fique de olho nas promoções e ajuste o cardápio

Você convidou os amigos para comer uma picanha assada na sua casa, mas ao chegar no mercado, encontrou um ótimo preço para o filé mignon. Por que não trocar o cardápio, fazer uma ótima janta e ainda economizar um pouco? 

3. Mantenha um estoque de itens essenciais na dispensa

Ao ir ao mercado, você encontra preços ótimos para itens que não havia planejado comprar, como farinhas, fermento ou outros que podem ser conservados por um bom tempo. Se estiver dentro do orçamento ainda, por que não aproveitar os preços para economizar e garantir uma dispensa cheia ao receber amigos? Dessa forma, você não precisará comprar tudo e pode aproveitar ao máximo o que já tem em casa para fazer o seu cardápio.

4. Sirva refeições versáteis

É claro que você pode servir algo bem específico de vez em quando, mas ao fazer um cardápio para várias pessoas, você ainda pode preparar uma refeição que seja barata e rápida de fazer. Fazer uma espécie de buffet particular, por exemplo, lhe dá a chance de fazer pequenas porções de vários itens, trazendo mais sabor e complexidade ao cardápio sem gastar demais. 

Para isso, o importante é que você tenha um ingrediente base fácil de fazer e barato, como macarrão, arroz ou massa de pão/pizza. Assim você pode fazer dois ou três tipos de macarrão ou espaguete e vários molhos diferentes, como bolonhesa, pesto ou marinara ou fazer diversas pizzas caseiras, criando um ambiente lúdico onde cada um monta a sua, por exemplo. 

5. Deixe os seus amigos contribuírem

Assim como você, os seus amigos também têm responsabilidades em casa e entendem que não é possível gastar horrores em apenas uma janta ou almoço, por isso, não sinta-se envergonhado de aceitar que eles contribuam com a janta com uma salada, uma garrafa de vinho ou uma sobremesa. Afinal de contas, o importante são as interações sociais e a amizade, certo?

Comentários