Entenda porque você deve manter a carne vermelha na sua dieta

Compartilhe

Share

Comparta

Em entrevista a um jornal do Sul do país, a nutricionista Maria Teresinha Oscar Govinatzki deu 10 motivos para você manter a carne vermelha na sua dieta. Assim, vamos trazer um resumo da entrevista que você pode ler completa no site do jornal.

1. Fonte de nutrientes essenciais ao nosso corpo

A carne vermelha possui nutrientes que são essenciais para qualquer pessoa manter uma boa saúde. As carnes vermelhas são fontes de proteínas de alto valor biológico, pois apresentam todos os aminoácidos essenciais que não são produzidos naturalmente.

Além disso, a carne vermelha fornece o ferro que é melhor absorvido se comparado ao ferro encontrado em vegetais. As carnes vermelhas também são a principal fonte de vitamina B12, fundamental para o organismo e não presente em vegetais.

2. Efeito antidepressivo

A carne vermelha tem alta concentração de fenilalanina, um aminoácido natural que combate a depressão.

3. A carne vermelha pode ser boa para o coração e para reduzir o colesterol

Carnes vermelhas magras podem ser tão boas para manter um colesterol reduzido quanto carnes brancas, segundo pesquisa publicada no American Journal of Clinical Nutrition, bastando controlar a ingestão de gordura saturada. Além disso, o consumo de carnes vermelhas com muitos vegetais frescos, azeite de oliva e vinho tinto pode ajudar a diminuir as chances de doenças cardíacas, como pode ser visto em pessoas que seguem dietas mediterrâneas. 

É claro que outros fatores influenciam nisso, como hábitos diários de atividade física e genética.

4. Opções de compra e preparo

Existem muitos tipos de carne vermelha, bastando escolher carnes mais magras como filé mignon, patinho e lagarto para dietas mais controladas. Além disso, com um pouco de criatividade, é possível usar a carne vermelha em uma infinidade de receitas, como bolinhos, tortas salgadas, saladas, cozidos, assados, grelhados e muito mais. 

Então, você não precisa retirar a carne vermelha da sua dieta para manter um corpo sadio, basta manter hábitos saudáveis e escolher bem qual carne comprar e preparar!

Comentários