Grelha ou Espetos para Churrasco?

Compartilhe

Share

Comparta

Muitas pessoas discutem acaloradamente sobre o que é melhor para fazer o churrasco: espetos ou grelha? No Rio Grande do Sul, o uso de espetos é tradicional, enquanto na Argentina ou Uruguai, por exemplo, a parrilla é uma espécie de grelha. 

Agora a questão é: o que é melhor para o seu churrasco, a grelha ou churrasco?

Para muitos, usar a grelha é o ideal, pois a carne é assada por inteiro e não perde os seus sucos, ficando mais suculenta. Além disso, é mais fácil para trabalhar com diversos ingredientes além da carne, como queijo, pimentão, linguiças, e outros vegetais. 

A grelha é ideal para carnes sem osso como picanha, maminha, contrafilé, linguiças, salsichões, fraldinha e filé mignon. Ela também é melhor para o assado de tiras. 

Porém, caso deseje utilizar a grelha, lembre-se de usar uma pinça para churrasco para virar as carnes. Evite usar aquele garfo comprido de dois dentes, pois irá furar a carne, o suco sairá pelos furos e a carne acabará ficando mais seca e menos macia – perdendo assim todo o sentido em utilizar a grelha. 

Para usar a grelha, comece tostando a carne na parte mais quente da churrasqueira de um lado e virando do outro lado para tostar também. Depois leve a carne para uma parte com calor menos intenso para que ela asse até chegar ao ponto desejado.

O espeto é melhor para carnes com osso, como a tradicional costela gaúcha. O espeto tende a deixar a carne mais seca, pois ela irá furar a carne e ela perderá os seus sucos, então espete a carne com segurança para não fazer diversos furos na carne tentando espetá-la.

Para espetar, sempre comece pela parte mais fina da carne para que a parte mais grossa fique na ponta do espeto – em geral, essa parte assa mais rapidamente. Ao usar o espeto, a carne deve ficar a 40 cm do fogo para não queimar e secar demais, nunca menos que essa distância.

Além disso, opte por espetos de aço inoxidável mesmo que eles sejam um pouco mais caros. Lembre-se que é um investimento de longo prazo.

Os espetos de aço inoxidável não são rugosos, assim, são mais fáceis de limpar, mais duráveis e não soltam resíduos metálicos na carne. Também é fundamental utilizar espetos com comprimento adequado à churrasqueira para evitar que você se queime no seu manuseio ao empunhá-lo e para que eles não caiam na churrasqueira.

Enfim, a escolha dentre a grelha e o espeto é uma questão que envolve não apenas o resultado final do churrasco, mas a sua tradição, hábito e ambiente, afinal, um churrasco é mais do que uma refeição. Porém, caso tenha as duas opções, recomendamos que você opte pela grelha para carnes mais magras, sem osso e que cozinhem rapidamente e pelo espeto para carnes com osso, mais gordas e que precisam mais de tempo fogo, mas nada impede que você faça o churrasco da forma que mais aprecia.

Comentários