Receita de Strogonoff de Filé Mignon com Cogumelos

Receita de Strogonoff de Filé Mignon com Cogumelos

Compartilhe

Share

Comparta

Você sabia que o strogonoff é um prato com origem na Rússia? Muito popular no mundo inteiro, vamos trazer a nossa versão para essa receita tão apreciada por todo o Brasil e adoraríamos saber qual é a sua!

A nossa receita de strogonoff de filé mignon serve duas pessoas e utiliza 300 gramas de iscas de filé. Você também vai precisar dos seguintes ingredientes:

  • 100 gramas de cogumelo Paris
  • 2 caixas de creme de leite
  • 50 gramas de extrato de tomate
  • 30 gramas de mostarda escura
  • 15 ml de conhaque
  • 1/4 de um maço de salsa fresca
  • Sal a gosto
  • Pimenta do reino a gosto

Se você comprar as iscas de filé mignon da Nova Mesa, elas já estarão cortadas. Caso contrário, corte em tiras ou cubos e tempere com sal, pimenta e reserve enquanto preparamos os outros ingredientes – aproveite e já pique salsa também.

Corte os cogulemos em quatro partes, refogue com azeite e reserve. Em uma panela, adicione a carne e refogue até dourar, tomando cuidado para não passar do ponto para não perder a maciez do filé mignon. 

Assim, adicione o extrato de tomate e o conhaque à carne para flambar. O processo de flambar é simples: adicionamos uma bebida com alto teor alcoólico à panela, onde ela irá pegar fogo e evaporar todo o álcool deixando apenas o sabor da bebida. 

Se você não sentir-se confortável para flambar, deixe o conhaque de fora da receita, mas nós recomendamos se quiser um gostinho muito especial no seu strogonoff. Portanto, se quiser flambar, após colocar o conhaque no canto da frigideira, vire-a levemente na boca do fogão para que a chama encontre o conhaque e flambe os ingredientes; outra opção mais segura para flambar é colocar o conhaque na panela ou frigideira e usar um palito de fósforo longo para acender a bebida.

Quando o conhaque tiver queimado e flambado a carne, adicione os outros ingredientes: a salsa fresca picada, os cogumelos cortados e refogados, o creme de leite e a mostarda, deixando cozinhar mais alguns minutos para engrossar o molho.

Ajuste com sal e pimenta e sirva com arroz branca e batata palha. Se quiser variar um pouquinho, você pode servir esse strogonoff com massa, como gostam os norte-americanos!

Comentários