Você conhece os 5 pontos da carne? Aprenda a atingir cada um deles

Você conhece os 5 pontos da carne? Aprenda a atingir cada um deles
Tempo de Preparo
25 minutos
Rendimento
2 porções
Grau de Dificuldade
Fácil

Compartilhe

Share

Comparta

Uma das principais dúvidas na hora de preparar a carne é como atingir o ponto ideal. Ele influencia diretamente no sabor e na textura do corte, podendo deixá-lo mais macio e suculento, ou, causando o efeito contrário.

Porém, fique tranquilo: chegar ao ponto certo da carne exige uma certa experiência, mas nada que a prática não ajude os principiantes na cozinha. Existem opções para todos os gostos e você pode ir testando até encontrar aquela que mais agrada ao seu paladar.

São 5 pontos distintos: somente selada, mal passada, ao ponto, ponto para mais e bem passada, e tudo depende da técnica, do tipo de corte e da espessura da carne.

Confira abaixo algumas dicas que separamos para ajudar você a atingir o ponto certo da carne:

INGREDIENTES

  • 5 bifes de chorizo Ana Paula Black Angus de, em média, 3 cm de altura
  • Sal de parrilla a gosto
  • Pimenta-do-reino preta moída na hora a gosto

MODO DE PREPARO

Primeiro, tempere os bifes com o sal de parrilla e pimenta-do-reino preta moída a gosto.

Em seguida, leve uma frigideira grossa ao fogo e deixe aquecer por 2 min. Adicione um fio de azeite e deixe esquentar bem para então grelhar a carne.

Carne Selada

Para apenas selar a carne, deixe em contato com a frigideira por 2 minutos de cada lado em fogo. A temperatura interna da carne fica em torno de 52 a 55 °C.

Mal Passada

Para a mal passada, deixamos cada lado da carne por 3 minutos em contato com o calor, com temperatura interna de 55 a 60°C.

Ao Ponto

Deixe cada lado da carne por 4 minutos em contato com o calor. A temperatura interna deve estar entre 60 a 65°C.

Ponto para mais

No ponto para mais, que é quando a carne fica pouco rosada e menor suculenta, a carne deve ficar em torno de 5 minutos de cada lado e a temperatura interna deve ser de 65 a 69°C.

Bem passado

Para chegar no ponto bem passado (não significa que a carne está queimada), a carne deve ficar em média 6 a 7 minutos de cada lado em contato com o calor. Sua temperatura interna varia de 69 até 100°C e talvez este seja um dos pontos mais difíceis de atingir, pois nem todos conseguem manter a maciez do corte.

Dica extras 

Sempre que retirar a carne do fogo, deixe-a descansar, neste caso, por 1 minuto, por conta do tamanho dos bifes. Essa pausa faz com que seus sucos se espalhem novamente de maneira uniforme, deixando assim a carne mais suculenta.

Lembre-se de nunca apertar ou furar a carne que está sendo grelhada ou que ainda está descansando, para não perder os sucos da carne. 

Se o preparo for na frigideira e não em uma grelha, as de ferro são ótimas para essa função, mas as antiaderentes também são boas opções, especialmente para iniciantes ou para preparo no dia a dia. 

A superfície onde a carne irá cozinhar deve estar bem quente antes de receber o óleo e a quantidade deve ser suficiente apenas para untar o fundo. Só coloque a carne quando a gordura estiver bem quente. 

Não fique mexendo na carne enquanto ela estiver na frigideira. Deixe-a parada durante o tempo de cozimento de cada lado até atingir o ponto desejado.

Comentários