Page 24 - Minerva Foods | Relatório de Sustentabilidade 2016
P. 24

Gestão
ESTRATÉGICA
103-3
A carne tem se tornado uma commodity cada vez mais global, com barreiras sanitárias e tri- butárias em queda em todos os países e for- necedores líderes do setor mais presentes nos mercados internacionais. Entre todas as regiões exportadoras, a América do Sul é imbatível em competitividade e, atualmente, grande player do comércio mundial. Há uma abertura de mercados para fornecedores sul-americanos ao mesmo tempo que seus países mantêm merca- dos domésticos pujantes. O Mercosul fornece principalmente para o Extremo Oriente, com o Sudeste Asiático respondendo por 40% das exportações, e é notável uma preponderância crescente dos compradores do Oriente Médio. Nesse contexto, de alta competitividade da América do Sul e um mundo cada vez mais demandador de carne, a estratégia da Minerva Foods está baseada em três pilares: aumento das distribuições, o que permite que a Empre- sa atenda a todos os mercados internos nos países onde atua, expansão da capilaridade nas
exportações com base em ampla rede de es- critórios e representações internacionais, que atualmente cobre a maior parte dos mercados demandadores; e diversificação geográfica na América do Sul, que leva a capturar valor dos países onde atua, de acordo com a conjuntura econômica apresentada.
Os pilares estratégicos da Companhia se desdo- bram em três frentes: operação a baixo custo, com o gerenciamento operacional dedicado a esse objetivo, a fim de enfrentar qualquer vola- tilidade do mercado; ampliação da capacidade de escoamento para transportar não somente seus produtos, mas também os de terceiros, o que tem reforçado a característica comercial da empresa; e gestão de riscos. São áreas que trabalham em harmonia, ajustando-se uma a outra, com o gerenciamento de riscos exercen- do papel fundamental no alinhamento das ope- rações, ao observar, nas tomadas de decisões, questões como geração de margem e de indica- dores financeiros, por exemplo, capital de giro e rentabilidade.
 24




























































































   22   23   24   25   26