Page 25 - Minerva Foods | Relatório de Sustentabilidade 2016
P. 25

Esse modelo de negócios se desenvolve em um cenário no qual o Brasil vem passando por forte consolidação de mercado e o Paraguai apresen- ta potencial de crescimento expressivo e custo de produção competitivo. A Argentina vive um período de retorno ao mercado internacional, além de apresentar consumo doméstico pro- missor, enquanto o Uruguai está em vésperas de ter seus embarques aprovados para o Japão. A Colômbia possui rico material genético e ofe- rece a possibilidade de ocupar terras com a pe- cuária de forma eficiente.
O momento é único para a América do Sul, e a Minerva se preparou para ele. Em 2017, por ter trabalhado nessa estratégia durante anos, viu-se em condições de aproveitar a oportuni- dade de adquirir as unidades da JBS no Merco- sul, ingressando na Argentina. A operação foi realizada com consistência, foco e disciplina e, ao fim do ano, entrava em sua segunda etapa, de extração de valor. Completar a fase de in- tegração operacional de todas as unidades de acordo com a cultura empresarial construída pela Companhia, respeitando e se adaptando às peculiaridades de cada país, é o desafio de 2018.
A empresa trabalha essa integração em três as- pectos: entender as características e os poten- ciais de suas operações; detectar os aspectos que considera prioridade no âmbito das aquisições; e fazer uso de benchmarks, com troca de melho- res práticas de integração efetiva, o que permite que todas as unidades incorporem não apenas aspectos fundamentais, como modelos internos e os pilares de gestão de riscos, logística e dis- tribuição, mas também aprendam com a expe- riência dos outros países.
A integração consolidará a flexibilidade da Mi- nerva para atuar em geografias diferentes a fim de evitar restrições de mercado impostas a ou- tras regiões. As arbitragens permitem geração de valor que envolve sazonalidade do câmbio e das condições de cada mercado. Essa vanta- gem competitiva também favorece a obtenção de valor por meio das sinergias que capacitarão a Companhia para atingir seu maior objetivo para o próximo ano: desalavancagem e geração de caixa.
  O momento é único para a
 América do Sul, e a Minerva se preparou para ele
 25




























































































   23   24   25   26   27