Page 28 - Minerva Foods | Relatório de Sustentabilidade 2016
P. 28

 • Termo de Ajustamento de Conduta pela Pe- cuária Sustentável, patrocinado pelo Ministé- rio Público Federal do Pará.
• Compromisso Público da Pecuária, por meio do qual segue critérios para operações com gado e produtos industriais no Bioma Ama- zônia, como desmatamento zero, rejeição à invasão de terras indígenas e áreas protegidas e ao trabalho escravo, entre outros. 103-2 | 103-3
• Resolução no 1.854, que estabelece diretrizes e critérios socioambientais para suporte do Ban- co Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) ao setor da pecuária bovina.
Além disso, a Minerva Foods integra e parti- cipa de iniciativas de várias entidades, como a Associação Brasileira das Companhias Abertas (Abrasca), a Associação Brasileira de Recicla- gem Animal (ABRA), o Sindicato da Indústria do Frio no Estado de São Paulo (Sindifrio) e a Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ); e possui assento no Conselho de Go- vernança da Associação Brasileira das Indús- trias Exportadoras de Carne (ABIEC). 102-13
 Cultura ética 102-17
A Minerva Foods considera que a sustenta- bilidade de seus negócios depende de uma cultura empresarial ética alinhada aos mais elevados padrões, disseminada permanente- mente e assimilada pelos colaboradores, em todas as áreas e instâncias internas.
Para atingir esse nível de excelência, man- tém dois instrumentos: o Código de Conduta e o Manual do Colaborador.
O primeiro trata dos princípios internos fundamentais para o relacionamento com os stakeholders, a gestão e o respeito a to- dos os aspectos de sustentabilidade. Orien- ta sobre o reporte de inconformidades de conduta na Companhia.
No Manual do Colaborador, os profissionais dispõem de informações sobre a história da Minerva, as relações trabalhistas, os deveres funcionais, controle de qualidade, segurança patrimonial, condutas de acesso, utilização da tecnologia e orientações gerais.
Os documentos são entregues a todos no ato da admissão, quando é feita a apresentação da empresa e uma avaliação sobre a com- preensão do novo colaborador em relação aos vários temas tratados.
  28
























































































   26   27   28   29   30