Page 42 - Minerva Foods | Relatório de Sustentabilidade 2016
P. 42

Desempenho
OPERACIONAL
A Minerva Foods promoveu em 2017 a maior expansão de operações em seus 25 anos de his- tória, tornando-se a maior exportadora de car- ne in natura da América do Sul, respondendo por 22% dos embarques da região. A aquisição de nove unidades frigoríficas no Paraguai, no Uruguai e na Argentina, onde também comprou uma unidade de processados e um centro de dis- tribuição, a reativação da unidade de Mirassol D’Oeste (MT) e a melhora nas vendas internas e externas fizeram com que o volume de abates fechasse 2017 em mais de 2 milhões de cabeças de gado, 30,2% acima do registrado no ano an- terior. A utilização da capacidade instalada da Companhia elevou para 74,5%, ou seja, 6,1 pon- tos percentuais (p.p.) acima da taxa reportada no ano anterior.
Confira no Anexo de indicadores da GRI o número e o percentual de animais criados e/ou processados, por espécie e tipo de criação.
Ao mesmo tempo que promoveu sua expansão operacional, a empresa avançou em um de seus principais objetivos: a conclusão do processo de integração das novas unidades localizadas
no Mercosul. Nesse trabalho, grande parte das etapas para integrar sistemas e procedimentos operacionais, comerciais e de logística no Para- guai, no Uruguai e na Argentina já foi concluí- da. Paraguai e Uruguai já trabalham plenamen- te sob o novo padrão, e na Argentina o plano é finalizar a integração em abril de 2018. Para- lelamente, foi concluída a implementação dos instrumentos de gestão de risco (Beef Desk, Choice Meeting e Pricing) nas novas unidades do Paraguai, do Uruguai e da Argentina. Du- rante o período, a Minerva manteve o foco na diminuição da necessidade de capital de giro e consequente melhora no ciclo de conversão de caixa das novas unidades de negócio.
Mesmo com a integração em andamento, hou- ve maior participação das novas unidades no resultado e, por consequência, o surgimento de outras oportunidades comerciais, aten- didas por meio dos canais de distribuição, tradings e escritórios internacionais. Em 2017, a Companhia se manteve entre os três prin- cipais exportadores nos países onde mantém operações. No Brasil, seu market share atingiu
   42



























































































   40   41   42   43   44