Page 44 - Minerva Foods | Relatório de Sustentabilidade 2016
P. 44

Desafios e oportunidades
A Operação Carne Fraca e as delações feitas por executivos de um dos maiores frigoríficos do país impuseram uma série de desafios ao setor e criou oportunidades para as quais a Mi- nerva estava atenta e preparada. Por conta da divulgação feita pela imprensa na época, que generalizou os problemas encontrados, o pri- meiro passo da Companhia foi mostrar a seus investidores nacionais e estrangeiros que não fazia parte das investigações. O segundo foi revelar as oportunidades surgidas. Exemplo: as exportações de um dos investigados, para o Egito, foram suspensas por causa da investiga- ção envolvendo empresas brasileiras, e a Mi- nerva decidiu transferir para as unidades do Paraguai parte do que estava produzindo no Brasil, passando a fazer embarques para o Egi- to. A medida provocou aumento da margem de lucro das operações realizadas no parque industrial paraguaio da Companhia.
Na sequência, as delações de executivos do principal comprador de carne do Brasil pro- vocaram incertezas no mercado e derrubaram em cerca de 15% os preços das matérias-pri- mas em curto prazo. Nesse contexto, a Mi- nerva ampliou o uso da capacidade instalada e acessou novos clientes no Brasil e fora dele, surgindo a oportunidade de compra dos ativos da concorrente no Mercosul.
Tecnologia
Na área de tecnologia e inovação da Miner- va Foods, a palavra-chave em 2017 foi padro- nização. Ao mesmo tempo que a Companhia trabalhava na integração e expansão de suas operações, foram intensificadas as ações de pa- dronização de processos, sistemas e metodolo- gias, tanto no Brasil quanto nos demais países do Mercosul.
Nesse contexto, destaca-se o Projeto de Padro- nização do Descritivo de Materiais (PDM), na área de Suprimentos. A Minerva adotou meto- dologias modernas e reconhecidas, alinhadas ao conceito de strategic sourcing (compra es- tratégica), por meio das quais são mapeadas e avaliadas as especificações, o mercado fornece- dor e demais aspectos que envolvem a compra de produtos e serviços para a obtenção de uma análise minuciosa do custo total de aquisição. Também foi padronizado o cadastro de mate- riais, com o propósito de reduzir gastos desne- cessários em razão de itens iguais serem regis- trados com descrições diferentes. O trabalho envolveu mais de 18 mil itens somente no Bra- sil, onde o processo foi concluído. A mudança prossegue em 2018 nos outros países em que a Minerva mantém operações.
 44




























































































   42   43   44   45   46