Page 60 - Minerva Foods | Relatório de Sustentabilidade 2016
P. 60

Bem-estar animal 103-2 | 103-3
A Minerva Foods adota procedimentos que ga- rantem o bem-estar dos animais encaminhados ao abate, como veículos adequados e motoristas devidamente treinados. As instalações são apro- priadas com o objetivo de garantir o conforto dos animais durante sua permanência no esta- belecimento e evitar o estresse.
Em todas as suas unidades, a Companhia possui programas de bem-estar animal implementados e promove a capacitação de seus colaboradores, a qual é conduzida por empresas especializa- das e com extensa experiência na área, como a WPA, BEA Consultoria e SPT.
Em linha com esse trabalho, a Companhia de- tém a certificação Professional Animal Auditor Certification Organization (PAACO), instituição reconhecida internacionalmente na área de Bem- -estar Animal, formada por cinco organizações americanas com expertise em melhores práticas e conhecimento científico na indústria de carnes e acreditada pelo American Meat Institute (AMI). Os fornecedores com os quais realiza negocia- ção de gado também recebem materiais infor- mativos com orientações sobre manejo, bem-
estar animal e boas práticas de aplicação de medi- camentos de uso veterinário.
Com a cartilha de Boas Práticas na Aplicação de Injetáveis, a Companhia orienta seus parceiros para a adoção de condutas de prevenção, contro- le e tratamento de doenças, aplicações de vacinas e medicamentos, com o respeito do período de ca- rência, que potencializam a qualidade da produção e a rentabilidade nas vendas de seus fornecedores.
Inspeções e auditoria
103-2 | 103-3
As unidades industriais e os produtos elabora- dos pela Minerva Foods estão sujeitos a inspe- ções permanentes por autoridades federais. No Brasil, a Companhia cumpre as regulamentações estabelecidas pelo Ministério da Agricultura Pe- cuária e Abastecimento (MAPA) e pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). No Paraguai, no Uruguai, na Colômbia e na Argen- tina, as unidades também passam por constantes inspeções pelas autoridades sanitárias locais.
Confira no Anexo de indicadores da GRI os indicadores referentes a esse tema.
     60
























































































   58   59   60   61   62