Page 64 - Minerva Foods | Relatório de Sustentabilidade 2016
P. 64

Eficiência
Os programas de eficiência – Bíblia, Osso Branco e Atitude Campeã – foram fundamentais para o bom desempenho da Minerva Foods em 2017. Entre seus objetivos estão padronização de pro- cessos, aumento do rendimento e da produtivi- dade e redução da volatilidade nos resultados operacionais. Também proporcionam maior en- gajamento dos colaboradores e garantem melho- res condições para transformar desafios em con- quistas de maneira consistente e ágil. Em 2017, houve evolução no pilar que sustenta esses pro- gramas: operar com excelência a baixo custo.
Osso Branco – Seu propósito é maximizar a capacidade de desossa, fazendo com que haja a menor quantidade possível de produto no osso, o que aumenta o rendimento das unidades com o melhor aproveitamento da carcaça.
Bíblia – Direcionado à padronização de pro- cessos nos parques industriais e à captação de sinergias operacionais. A Companhia identifica e registra as melhores práticas de suas unidades, fazendo com que se tornem padrão para as de- mais. Como resultado, aumenta a eficiência e a produtividade em todas as suas operações.
Atitude Campeã – Busca definir, com base nas melhores práticas observadas entre as diferentes unidades, uma meta ambiciosa de operação para todo o parque industrial. Se o programa Bíblia identifica em uma unidade de São Paulo a melhor desossa e constata que o abate mais eficaz é feito na unidade de Rolim de Moura (TO), por exemplo, ambos passam a ser padrão. A partir desses estabelecimentos, cada unidade busca obter desempenho no me- lhor padrão de todos os indicadores apurados. É uma espécie de campeonato anual, em que, mensalmente, os colaboradores das unidades com o melhor desempenho em um departa- mento e das que obtiveram os resultados mais satisfatórios participam de almoço especial, recebem troféu e concorrem, em sorteio, a produtos como computadores e aparelhos de TV. No fim do ano, a unidade que somar mais pontos na apuração geral é a campeã e 100% de seus colaboradores recebem bonificações adicionais. Às que registram melhor desem- penho por departamento, o mesmo benefício é concedido aos profissionais.
   Em 2017, o Atitude Campeã envolveu investimentos elevados em premiações e bonificações, além de proporcionar à Minerva significativo ganho de eficiência
 64




























































































   62   63   64   65   66