Page 70 - Minerva Foods | Relatório de Sustentabilidade 2016
P. 70

Saúde, segurança e
qualidade de vida
Faz parte do dia a dia da Companhia manter um ambiente saudável e seguro em todas as suas operações.
Por isso, os resultados em saúde e segurança são indicadores-chave para a gestão segura das ope- rações, o que exige avaliação e monitoramento das condições de trabalho periodicamente. Diante disso, pratica-se em todas as unidades um sistema de gestão rígido de padrões de saúde e segurança ocupacional, como no Brasil, a gestão das Normas Regulamentadoras – NR09: Progra- ma de Prevenção de Riscos Ambientais; NR10: Segurança de sistemas elétricos; NR12: Máquinas e Equipamentos; NR13: Segurança das caldeiras e vasos de pressão; NR16: Trabalhos perigosos (risco de explosão); NR17: Ergonomia; NR33: Espaços confinados; NR35: Trabalho em altura; e NR36: Trabalhos em frigoríficos.
Ao longo do ano, realizamos treinamentos e campanhas educativas para que colaboradores adotem comportamentos e práticas mais segu- ras. Esses compromissos estão formalizados na Política de Saúde e Segurança, Meio Ambiente, Segurança de Alimentos e Responsabilidade So- cial da Minerva Foods.
É mantida a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) nas unidades operacionais no Brasil. A instância é formada por representantes dos empregados, escolhidos em eleição direta, e dos empregadores, indicados. Eles se reúnem regularmente e promovem eventos específicos,
103-2 | 103-3
como a Semana Interna de Prevenção de Aci- dentes do Trabalho (Sipat), realizada em conjun- to com a Jornada SGI, com palestras, treinamen- tos, avaliações médicas, atividades lúdicas, entre outros. Todos os colaboradores são representa- dos em comitês formais de saúde e segurança, compostos por trabalhadores que auxiliam no monitoramento e no aconselhamento sobre pro- gramas ligados ao tema. 403-1
A saúde e a segurança dos trabalhadores tam- bém estão expressas nos acordos coletivos fir- mados com as entidades sindicais que repre- sentam a categoria. A Minerva Foods busca o cumprimento e o respeito às normas de segu- rança estabelecidas na legislação, com implan- tação de medidas coletivas e individuais, como treinamentos e fornecimento de Equipamentos de Proteção Individual (EPI), para garantir um ambiente de trabalho seguro e saudável, que pre- vina a ocorrência de acidentes/doenças relacio- nados ao trabalho dos colaboradores.
Confira no Anexo de indicadores da GRI os indicadores de saúde e segurança e os tópicos afins cobertos por acordos formais com sindicatos.
Também se mantém atenta a fatores motivacio- nais que impactam diretamente os empregados de modo que proponha novas soluções que atendam às necessidades.
Dessa forma, a Companhia promove uma série de iniciativas para melhorar a qualidade de vida de seus colaboradores, entre elas:
   70






















































































   68   69   70   71   72