Page 75 - Minerva Foods | Relatório de Sustentabilidade 2016
P. 75

A Companhia também adota o programa cor- porativo Gerenciamento de Aspectos e Impactos Ambientais, que tem o objetivo de executar pla- nos de ação com base nos levantamentos sobre impactos ambientais em todo parque industrial. Paralelamente, a Companhia desenvolve proje- tos de capacitação de suas lideranças para que incorporem as questões de responsabilidade so- cioambiental em suas tomadas de decisão.
Água
Nos anos anteriores, a Companhia iniciou estu- dos para gerenciamento de uso de água, forne- cendo subsídios para a otimização no consumo sem prejuízo à qualidade dos processos.
Com recursos de prevenção a vazamentos e uso de equipamentos modernos de gerenciamento de recursos hídricos, a Minerva busca minimi- zar ao máximo o consumo de água, que ocorre principalmente nas atividades de produção.
A maioria das unidades da Companhia é abas- tecida com águas superficiais que passam por estações de tratamento antes de serem utilizadas na produção. Supervisores de meio ambiente acompanham todo o processo e reportam os re- sultados aos gestores de fábrica e corporativos, o que promove uma integração entre as áreas para aumentar o uso racional dos recursos hídricos.
Confira no Anexo dos indicadores da GRI a tabela sobre o descarte total de água, discriminado por qualidade e destinação.
103-2 | 103-3
     Em 2017, destacam-se as seguintes ações para otimizar o uso de água:
Manutenção de vazamentos
Bicos de redução de torneiras
Troca de mangueiras de lavadores de botas
Gatilho nas mangueiras de lavagens de carcaça e perianal
O resultado foi a redução de 12% em relação ao ano anterior.
75
     




















































































   73   74   75   76   77