Page 76 - Minerva Foods | Relatório de Sustentabilidade 2016
P. 76

Efluentes 103-2 | 103-3
Todas as unidades contam com Estações de Tra- tamento de Efluentes (ETE) primários e secun- dários. Os efluentes líquidos dispensados nas operações dos frigoríficos passam por tratamen- tos físicos e biológicos e são monitorados por amostragem, por meio da qual a Empresa veri- fica a eficácia do sistema e identifica pontos de melhoria. Há unidades que utilizam esse efluente para fertirrigação e estão aumentando sua área de abrangência, enquanto em outra planta indus- trial, o processo de implantação da fertirrigação está em fase final. As unidades que utilizam ou utilizarão esse processo realizam periodicamente o devido monitoramento do solo, das águas sub- terrâneas e dos corpos hídricos receptores.
A Minerva investe permanentemente na me- lhoria das estações de tratamento para manter a média de eficiência global de remoção mínima de carga orgânica – Demanda Bioquímica de Oxigênio (DBO), em 85%.
Resíduos 103-2 | 103-3
O Programa de Gerenciamento de Resíduos Sólidos Industriais é responsável por garantir o tratamento ambientalmente adequado. Cada tipo de atividade produz uma categoria de re- síduo, cuja destinação é específica. Dessa for- ma, são selecionados os materiais que podem ser reaproveitados e/ou devem ser eliminados ou descontaminados. As unidades registram as disposições em documentos, como o Manifesto de Transporte de Resíduos (MTR), o checklist do caminhão que faz o transporte, nota fiscal, certificado de destinação e licenças das empre- sas coletoras e locais de destino.
Em 2017, foram reciclados 32.161,997 kg de re- síduos, dos quais são papéis/papelão, plásticos incolores e mistos, recipientes, entre outros.
32.161,997 Kg
de resíduos,
dos quais são papéis/papelão, plásticos incolores e mistos, recipientes, entre outros
 76

























































































   74   75   76   77   78