Page 85 - Minerva Foods | Relatório de Sustentabilidade 2016
P. 85

Gestão de riscos
Aspecto de mercado
Principais impactos, riscos e oportunidades
102-15
Todo o gado adquirido é inspecionado por veterinários e médicos do Serviço de Inspeção Federal (SIF), do Ministério da Agricultura. No Paraguai, no Uruguai, na Colômbia e na Argentina, as aquisições também passam por supervisão das respectivas autoridades sanitárias.
As margens operacionais são definidas pela relação entre o custo de aquisição de matérias-primas e o preço de venda dos produtos. Para equilibrar essa equação são mantidas unidades em pontos estratégicos e adotadas ferramentas como o Beef Desk.
A elevação da carteira de clientes, que passaram a ser atendidos presencialmente, e do número de itens por pedido agregaram maior margem à operação. Também houve aumento do crédito e do prazo
de pagamento. A Companhia trabalha sob o conceito one-stop-shop, no qual o cliente concentra suas compras em um único fornecedor, responsável por entregar todos os produtos em até 24 horas.
Exposta a impactos em razão de variações cambiais e da economia internacional, imposição ou aumento de tarifas, barreiras sanitárias e não sanitárias, exigência de controles cambiais e restrições às operações cambiais, greves e outros eventos, a Minerva minimiza esses riscos distribuindo as exportações em uma centena de países, incluindo nações da Europa, do Oriente Médio, da África, da Ásia e das Américas.
A carteira de clientes é continuamente monitorada para limitar a exposição da Companhia. Assim, o risco de crédito é atenuado por meio de análise detalhada das demonstrações financeiras dos clientes, sistema interno de classificação do risco dos clientes e consultas às agências de notação de crédito.
A política de hedge considera seus dois principais fatores de risco: câmbio e boi gordo. Com base na identificação dessas exposições, a Tesouraria atua para neutralizar e/ou diminuir os riscos, seguindo os limites determinados pelo Conselho de Administração.
Para evitar sanções administrativas e criminais, além da responsabilidade por danos, a Minerva Foods adota rigorosa política para aquisição de gado, respeita as exigências legais e mantém certificações que garantem o padrão de qualidade previsto pelos mercados brasileiro e mundial.
O endividamento financeiro consolidado da Companhia requer que parcela significativa de seu fluxo de caixa seja utilizada para arcar com o principal e os juros relacionados ao endividamento. A Companhia encerrou 2017 com posição de caixa equivalente a R$ 3,8 bilhões, suficiente para amortizar dívidas até 2026. Em 31 de dezembro de 2017, aproximadamente 80% da dívida total estava exposta à variação cambial. A alavancagem medida pela relação dívida líquida/Ebitda dos últimos 12 meses, atingiu 4,6x ao fim de 2017, e o duration da dívida atingiu 5,4 anos. Em dezembro, a Companhia concluiu mais um passo importante em sua gestão de passivos com a emissão dos Bonds 2028 ao cupom de 5,875% ao ano.
  Medida mitigatória
  Sanidade
Custos de matéria-prima
Clientes
Exportações Crédito
Hedge
Normas ambientais Gestão de passivos
                Desempenho operacional
Percentual e total de animais criados e/ou processados,
Percentual e total de animais criados e/ou processados,
por espécie
Bovinos fêmeas
Bovinos machos
Total
FP9
por tipo de criação
FP9
  Total
231.201
1.293.493
Percentual
15
85
Total
Percentual
      1.524.694 100
Confinamento 656.160 43
Confinamento a pasto 143.665 9
Pasto 425.398 28
Semiconfinamento 299.471 20
Total 1.524.694 100
     85






















































   83   84   85   86   87